Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde estuda inclusão de medicamentos com canabidiol no SUS

Avaliação deve ser feita até dezembro; Um grupo de 29 senadores manifestou apoio expresso à distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, no SUS.

O Ministério da Saúde informou ao Broadcast Político/Estadão que estuda a inclusão de dois medicamentos à base de canabidiol no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição gratuita na rede depende de aval da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A avaliação deve ser feita até dezembro.

Conforme a reportagem, um grupo de 29 senadores manifestou apoio expresso à distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol, um dos derivados da maconha, no SUS. O movimento formaliza o alinhamento a um estudo em andamento e patrocinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O primeiro medicamento - registrado comercialmente como Mevatyl - é à base de canabidiol e analisado para tratamento sintomático da espasticidade moderada a grave relacionada à esclerose múltipla, de acordo com a pasta.

"Essa demanda já esteve em pauta na 89ª reunião da Conitec, realizada em agosto. A recomendação inicial do plenário foi desfavorável à incorporação e, agora, a demanda segue para consulta pública. A previsão é que o tema seja pautado na 93ª Reunião da Comissão - que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro."

O segundo medicamento, um fitoterápico com nome comercial Canabidiol Prati-Donaduzzi, "está em fase inicial de avaliação", de acordo com nota na pasta. A previsão do ministério é que o tema passe pela primeira avaliação na comissão nos dias 1º e 2 de dezembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ministério da Saúde aprova retorno de até 30% do público aos estádios

Escolas devem reabrir com máscara e distanciamento, diz Ministério da Saúde

Ministério da Saúde avalia distribuir 'kit covid' no Farmácia Popular

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.