Teresina - PI

Ministro Daniel Nepomuceno participa de seminário no Sebrae em Teresina

Além do ministro estiveram presentes no evento o governador Wellington Dias e o prefeito de Teresina Firmino Filho.

Andressa Martins
Teresina
Germana Chaves
Teresina
24/07/2019 13h01

Seminário Investe Turismo acontece nessa quarta no Sebrae

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI) realiza nesta quarta-feira (24) o Seminário Investe Turismo, que irá fazer um levantamento de ações no turismo dos municípios de Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato e Santa Cruz dos Milagres.

Estão presentes no evento, que acontece na sede do Sebrae, o ministro do Turismo, Daniel Nepomuceno; o superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda; o governador Wellington Dias (PT); o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e outros membros do Sebrae Nacional e Regional.

O ministro interino Daniel Nepomuceno viajou para São Raimundo Nonato na última terça-feira (23) e disse que ficou “maravilhado” com as belezas naturais da Serra da Capivara. “Estou encantado, o parque é extremamente científico, é um patrimônio mundial, é algo que a gente tem que trabalhar dobrado para colocar isso a disposição do mundo todo porque é a história humana, a história do mundo que está aí e vocês estão de parabéns. Não é todo dia que você tem a oportunidade de enriquecimento, de poder estar num sítio tão maravilhoso”, afirmou.

O governador Wellington Dias se colocou completamente à disposição para firmar parcerias com o Governo Federal a fim de fomentar o desenvolvimento do turismo no estado do Piauí. “Da parte do Piauí, é de total interesse. Já trabalhamos juntos, integrados e vamos seguir trabalhando juntos e integrados, pensando em primeiro lugar na responsabilidade de todos nós como autoridades que é o interesse do povo”, afirmou o governador.

Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho citou um levantamento feito que mostra que o turismo da capital é mais voltado para os negócios. Além disso o tucano citou obras como o Parque da Cidade, Floresta Fóssil, Polo Cerâmico, a reurbanização do Centro e Complexo Ponte Estaiada, que tiveram como objetivo dar mais opções de lazer aos teresinenses e turistas.

“Esse é um desafio. Temos que ter planejamento, a prefeitura trabalha nesse sentido. Temos que ter lideranças nesse processo. Pela parte do governo do estado, parte pelos que fazem o setor. Temos um secretário bastante ativo, que é o Venâncio. Temos que ter também esse conhecimento técnico, cada vez mais Teresina forma mais técnicos na área do Turismo. Acredito que ao longo do tempo é um setor que vai se qualificar cada vez mais”, afirmou Firmino.

Aeroporto de São Raimundo Nonato

O ministro avaliou que a Serra da Capivara “está pronta para receber investimento, seja público ou privado”. Daniel Nepomuceno disse ainda que o ministério precisa criar um ambiente de negócios com setor hoteleiro para receber turistas e assim companhias aéreas vão se interessar pela região.

“O Ministério não tem a capacidade de obrigar nenhuma companhia a colocar o voo, o que nós temos que fazer é realmente criar esse ambiente de negócios, onde a gente precisa de um hotel qualificado, que respeite o parque, que respeite tudo que já está ali dentro, criar rotas estratégicas que financeiramente isso possa trazer o turismo”, explicou.