Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ministros da Ásia e África visitam Lagoas do Norte em Teresina

Cerca de 40 pessoas faziam parte da comitiva, que se reuniu no auditório do Metropolitan Hotel.

Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Firmino Filho recebeu representantes do governo e ministro de Estado de Gana, Etiópia e Indonésia e membros do Banco Mundial, que vieram conhecer o Programa Lagoas do Norte em Teresina. O encontro aconteceu no auditório do Metropolitan Hotel.

O diretor do Programa Lagoas do Norte, Márcio Sampaio, afirmou em entrevista ao GP1 que a visita tem como objetivo repassar informações aos representantes para que eles possam desenvolver projetos semelhantes em seus países. “A delegação quer exatamente esse tipo de informação. Qual foi a ideia de concepção, como foi a implantação, o que se conseguiu de prática de implantação, o que teve que se adaptar, quais são os resultados a partir da implementação do projeto como um todo”, afirmou Márcio.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Prefeito Firmino Filho apresenta Programa Lagoas do Norte a ministros da África e ÁsiaPrefeito Firmino Filho apresenta Programa Lagoas do Norte a ministros da África e Ásia

“Eu gostaria de lembrar que o Programa Lagoas do Norte não é só um programa de urbanização de áreas, é um programa que prevê além da urbanização, a melhoria da qualidade dos canais e das lagoas por onde passam essas lagoas, o que envolve a questão ambiental. Ele envolve também a questão cultural, um incentivo à cultura local, envolve um incentivo à economia, inclusive um incentivo a gestão municipal, envolve essa questão. É um programa que requalifica a área e incentiva o município em sua gestão”, continuou o diretor.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina o projeto levou saneamento para mais de 25.000 pessoas e realizou o reassentamento de 500 famílias que viviam em situação de risco. O Projeto Lagoas do Norte está em sua segunda fase e o contrato vai até dezembro de 2021.

  • Foto: Bárbara Rodrigues/GP1Márcio Sampaio, diretor do Programa Lagoas do NorteMárcio Sampaio, diretor do Programa Lagoas do Norte

Além da reforma do Parque Encontro dos Rios, entregue no início deste ano, a segunda fase contempla ainda outras obras. “Nós temos previsto para o aniversário de Teresina a entrega parcial da lagoa do Mocambinho, também nesse mesmo víeis de requalificar a área a trazer a população para dentro da área. Uma área que antes era degradada, servia antes para acúmulo de material, área de transbordo, vai ganhar pista de caminhada, área contemplativas, palco, campos, banheiros, quiosques com parque fechado”, disse Márcio.

“Temos também a urbanização do canal do Matadouro, com inclusive ligações e drenagens de fundo de lote que alagam durante o período de chuva. Temos também a reforma da Casa Punaré que é uma casa de acolhimento a adolescentes”, explicou o diretor.

Participaram do evento o Ministro de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Etiópia, Hailu Meskellie, o ministro do Trabalho e Habitação de Gana, Samuel Akyea e o Ministro de Saneamento e Recursos Hídricos de Gana, Joseph Adda. Cerca de 40 pessoas faziam parte da comitiva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.