Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Morador do Saci diz que cortou árvores para afastar vândalos

“Ele confessou e alegou que queria espantar os usuários de drogas, alcoólatras e vândalos do local, pois o incomodavam", explicou a delegada Edenilza Viana.

Um morador do bairro Saci, zona sul de Teresina, de nome não revelado, prestou depoimento na manhã desta terça-feira (19) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Ele confessou ter sido o responsável por cortar mais de 10 árvores da Praça Gentil Macêdo.

O indivíduo mora há 46 anos nas proximidades da praça. A delegada Edenilza Viana contou ao GP1 detalhes do depoimento. “Ele confessou e alegou que queria espantar os usuários de drogas, alcoólatras e vândalos do local, pois o incomodavam. Então, ele cortou as árvores sem autorização da Prefeitura de Teresina achando que fosse a solução para os problemas dele”, disse.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Praça Gentil MacedoPraça Gentil Macedo

O morador contou com a ajuda de uma outra pessoa que será ouvida na manhã desta quarta-feira (20). A delegada ressaltou que o homem irá responder nas esferas penal, administrativa e civil. “Ele vai responder pelo artigo 39 da Lei de Crimes Ambientais, será encaminhado para o judiciário onde ele irá responder pelo crime e a pena será decidida pelo juiz se vai ser pela pena de prisão, multa ou as duas juntas. Ele também irá responder na esfera administrativa. O secretário do Meio Ambiente, que também tomou conhecimento do fato, irá puni-lo”, continuou.

SDU

O superintendente de desenvolvimento urbano na região sul da Capital, Paulo Lopes, reiterou que a SDU/Sul irá realizar a restauração da praça, a partir da recuperação e a replantação de mudas. Os trabalhos deverão começar em março e a previsão é que seja feito um evento a fim de conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente.

“Nós queremos fazer uma ação, chamar a imprensa, fazer um movimento, um dia de cidadania, no sentido de realizar uma orientação e educação ambiental para que a população entenda que não se deve fazer isso”, finalizou.

Entenda o caso

Doze árvores, situadas na Praça Gentil Macêdo, no bairro Saci, zona sul da Capital, foram cortadas na madrugada do último domingo (17). O fato gerou indignação aos moradores da região e a SDU/Sul informou que os cortes não foram feitos pela prefeitura do município. Na tarde de ontem, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) revelou que o caso seria investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.