Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores denunciam má qualidade da água no condomínio Terrazo Poti

A responsável pela obra é a MRV Construtora.

Moradores do condomínio Terrazo Poti, localizado no bairro Gurupi, na zona sudeste de Teresina, denunciaram ao GP1 na noite desta sexta-feira (12), que a água do poço do condomínio, que é utilizada pelos condôminos, está imprópria para consumo humano. A responsável pela obra é a MRV Construtora.

Segundo o morador João Gomes, o empreendimento foi entregue no início de 2020 e desde então as 580 famílias que residem no local começaram a sentir os efeitos causados pela má qualidade da água. “A água que vem do poço feito pela construtora está contaminada. Estamos sentindo dores de barriga e as mãos estão despelando”, afirmou.

  • Foto: Arquivo PessoalMãos de moradores que utilizam a água do condomínioMãos de moradores que utilizam a água do condomínio

Outro morador, que não quis ser identificado, relatou que teve queda de cabelo devido à falta de qualidade da água. “São várias falhas na construção e agora água imprópria para consumo. Várias pessoas estão adoecendo e eu inclusive tive queda de cabelo por conta dessa água”, lamentou.

Relatório elaborado pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (GEVISAST), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) aponta que amostras coletadas no dia 1º de junho na saída do reservatório e nas torneiras dos jardins dos blocos 8, 4 e 21 dão conta que a água está insatisfatória para o consumo humano.

Foi constatado ainda que não há reservatórios secundários nos blocos e que o poço tubular não possui aparelho dosador de cloro, ou seja, a água distribuída não passa por tratamento.

O órgão então recomendou, dentre outras coisas, que seja instalado um dosador de cloro, que seja realizada a lavagem do reservatório e que seja providenciada autorização da utilização da água para consumo humano.

Após 30 dias, uma nova equipe da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador será realizada uma recoleta pra verificar o atendimento das recomendações.

Outro lado

Em nota, a MRV Construtora, responsável pelo condomínio Terrazo Poti, informou que o fornecimento dos apartamentos com água proveniente do poço profundo foi suspenso e que a responsabilidade sobre os critérios da qualidade da água é da concessionária Águas de Teresina.

Já a empresa Águas de Teresina informou que o laudo da Gerência de Vigilância em Saúde quanto a qualidade da água no condomínio Terrazo Poti é anterior ao aceite de recebimento do sistema e que os resultados do laudo não são de responsabilidade da Águas de Teresina.

Confira a nota da MRV Construtora na íntegra:

Esclarecimento

Sobre a qualidade e tratamento da água consumida no condomínio Parque Terrazzo Poti, em Teresina-PI, a MRV informa que a limpeza e desinfecção dos reservatórios de água serão providenciadas ainda esta semana. A empresa esclarece que a responsabilidade sobre os critérios da qualidade da água é da concessionária Águas de Teresina. Contudo, diante da urgência para assegurar água de qualidade para os moradores, a construtora suspenderá o fornecimento dos apartamentos com água proveniente do poço profundo e providenciará o abastecimento por meio de caminhões-pipa a partir desta semana. O abastecimento do poço permanecerá suspenso até que todas as medidas sejam tomadas e se comprove o atendimento a todos os requisitos de potabilidade e consumo da água.

Confira a nota da Águas de Teresina na íntegra:

A Águas de Teresina informa que o laudo da Gerência de Vigilância em Saúde quanto a qualidade da água no condomínio Terrazo Poti é anterior ao aceite de recebimento do sistema, ocorrido nessa semana.

Os resultados do laudo não são, portanto, de responsabilidade da Águas de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.