Fechar
GP1

Piauí

Morre aos 89 anos o fotojornalista piauiense Antônio Costa

O jornalista ficou conhecido por denunciar a fome no Piauí durante o período da ditadura militar.

Morreu nesta terça-feira (09), aos 89 anos, o jornalista Antônio Costa, referência em fotojornalismo no Piauí. Ele foi internado com problemas cardíacos e não resistiu.

O fotojornalista ficou conhecido por ter fotografado, no período da ditadura militar, um manifesto durante a visita do Papa João Paulo II ao Piauí, em 1980. A foto foi publicada em jornais de diversos países. O registro mostra um grupo de jovens exibindo uma grande faixa escrita ‘Stª padre, o povo passa fome’.

  • Foto: Sindijor-PIAntônio CostaAntônio Costa

Depois de tirar a fotografia, Antônio teve sua câmera destruída pelos militares. No entanto, ele conseguiu trocar o filme e salvar a fotografia.

Antônio Francisco Costa é pai dos jornalistas Williams Costa e Costinha.

Governo do Piauí lança nota de pesar

O Governo do Estado lamentou, por meio de nota, o falecimento do jornalista Antônio Costa. "Neste momento difícil, o Governo do Estado se solidariza com familiares, amigos e admiradores", diz trecho da nota.

Sindijor-PI lamenta

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) também lamentou a morte do jornalista e prestou solidariedade aos familiares. "Nosso pesar e sentimentos aos familiares e amigos pela perda de nosso amigo e companheiro, Antônio Francisco Costa", diz a nota.

Confira a nota do Governo do Estado na íntegra:

O Governo do Estado lamenta o falecimento do jornalista Antônio Costa, ocorrido nesta terça (9), em Teresina. Experiente repórter fotográfico, ele foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Piauí e trabalhou nos jornais O Estado e no Jornal da Manhã.

Antônio Costa ficou conhecido por ter conseguido fotografar, no período da Ditadura Militar, um manifesto durante a visita do Papa João Paulo II ao Piauí. A foto foi publicada em jornais de diversos países.

Era pai dos jornalistas Williame Costa, Gelsoneto Costa e Francisco Costa, o conhecido fotógrafo Costinha, também já falecido.
Neste momento difícil, o Governo do Estado se solidariza com familiares, amigos e admiradores.

Confira a nota do Sindjor-PI na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) vem a público cumprir o doloroso dever de comunicar o falecimento do jornalista, repórter-fotográfico Antônio Francisco Costa, aos 89 anos de idade, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 09 de julho de 2019.

Antônio Francisco Costa é pai dos jornalistas Williams Costa e Costinha.
Nosso pesar e sentimentos aos familiares e amigos pela perda de nosso amigo e companheiro, Antônio Francisco Costa.

Com colaboração do repórter Weligton Oliveira

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.