Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Morre aos 93 anos o arcebispo emérito de Teresina Dom Miguel Câmara

Dom Miguel Câmara estava internado desde o início do mês de junho no HTI Sul após ser diagnosticado com pneumonia.

O arcebispo emérito de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara Filho, morreu na tarde desta quinta-feira (28), aos 93 anos, em Teresina. Ele estava internado desde o início do mês de junho no HTI Sul após ser diagnosticado com pneumonia. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Arquidiocese de Teresina.

  • Foto: Divulgação/AscomDom Miguel CâmaraDom Miguel Câmara

No dia 24 de junho, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, esteve no hospital para conceder a unção dos enfermos. O velório será realizado às 20h30 horas, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina. O sepultamento acontecerá, nesta sexta-feira (29), as 11 horas, após as exéquias solenes, dentro da própria catedral.

Em nota, o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto, afirma que Dom Miguel recebeu toda e adequada assistência médica sendo confortado pela Oração e Sacramentos da Igreja. Confira abaixo a nota na íntegra:

  • Foto: DivulgaçãoNota da Arquidiocese de TeresinaNota da Arquidiocese de Teresina

História

Miguel Fenelon Câmara Filho nasceu no dia 4 de abril de 1925, em Quixeramobim, município do Ceará. Desde criança já pensava em ser padre e com apenas 12 anos ingressou no Seminário Menor de Fortaleza. Foi ordenado sacerdote aos 23 anos, em 8 de dezembro de 1948 com o Lema: Scio cui credidi (Sei em quem acreditei). Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Fez pós-graduação em Roma, cursando Ciências Sociais na Universidade Gregoriana; e na Universidade Pro Deo, fez especialização em Ação Social e Opinião Pública.

Foi padre no Ceará, atuando em paróquias do interior. Como professor lecionou no Seminário Maior de Fortaleza. Nomeado pelo Papa João Paulo II, a ordenação episcopal se deu em 19 de março de 1970. Desta data até o dia 5 de fevereiro de 1974 foibispo auxiliar da capital cearense. Depois seguiu para o Estado de Alagoas em Maceió, e lá foi Arcebispo Coadjutor. Em 24 de novembro de 1976 tornou-se Arcebispo de Maceió. Nessas funções, cumpriu a missão de homem consagrado.

Embora de origem cearense, sempre revelou grande amor ao Piauí, especialmente por Teresina. Chegou em Teresina no ano de 1984 e tomou posse como arcebispo metropolitano em 6 de janeiro de 1985. Foi o quarto arcebispo de Teresina, e à frente da Arquidiocese ficou por 16 anos, até o dia 21 de fevereiro de 2001. Seu episcopado foi marcado por importantes contribuições como o avanço das pastorais sociais.

Ainda como Arcebispo Metropolitano fundou o Lar de Misericórdia, Lar da Fraternidade, Casa de Zabelê e Centro Maria Imaculada. Casas de abrigo e acolhida que até hoje servem a comunidade mais carente. Ele também realizou as ordenações dos primeiros frutos do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Nas ações creditadas a ele para o fortalecimento da Igreja e reestruturação da Cúria, encontra-se ainda a criaçãodo primeiro Vicariato das Comunicações Sociais do Brasil com a finalidade de promover, articular e integrar os serviços de comunicação no âmbito de Igreja local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arcebispo Dom Miguel Câmara continua internado em estado grave

Quadro de saúde de Dom Miguel Câmara segue estável no HTI

Dom Jacinto concede unção dos enfermos a Dom Miguel Câmara

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.