Fechar
GP1

Teresina - Piauí

MP-PI faz audiência para discutir qualidade do transporte público

A audiência teve a colaboração da promotora Marlúcia Evaristo, titular da 28ª promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da promotora Graça Monte, titular da 32ª promotoria de Justiça de Teresina, realizou na manhã de hoje (23), no auditório da sede Leste do MPPI, uma audiência pública para tratar sobre a qualidade do transporte público em Teresina. A audiência teve a colaboração da promotora Marlúcia Evaristo, titular da 28ª promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

A audiência, convocada por meio de edital publicado no início de outubro, dá continuidade às ações realizadas pelo MPPI com a finalidade de levantar dados e informações com base na visão da sociedade sobre o transporte público em Teresina, com o objetivo de buscar soluções junto às autoridades de trânsito responsáveis.

  • Foto: Divulgação/MPAudiência públicaAudiência pública

Em maio deste ano, a 32ª Promotoria de Justiça de Teresina realizou uma pesquisa junto aos usuários do transporte público sobre a qualidade do serviço prestado. Para tanto, foi disponibilizado um questionário online com perguntas abordando diversos aspectos, como: satisfação, segurança, acessibilidade, comunicação, conforto e confiança no serviço.

Os resultados foram apresentados durante a audiência desta terça-feira. No quesito satisfação, no subitem "Quantidade de veículos ser suficiente para atender a demanda", foi classificado por 92% dos usuários como ruim. Já 90,1% ressaltaram a importância do número de veículos ser adequada para atender a demanda dos passageiros.

O item conforto foi considerado ruim por 87,6% dos respondentes da pesquisa, assim como 84,5% avaliaram, também, como ruim o preço da tarifa em relação à qualidade do serviço prestado. 65,3% consideraram que as viagens não são cumpridas no horário. Sobre a disponibilidade de informações de horários e itinerários das linhas 60,6% julgaram ser ruim.

  • Foto: Divulgação/AscomMinistério Público realizou audiência Ministério Público realizou audiência

Durante a audiência, foi discutido sobre questões envolvendo a violência nos coletivos, a redução da frota, a supressão de rotas que, segundo os relatos dos usuários, leva à superlotação dos veículos. Outro problema diz respeito ao projeto de engenharia do Sistema de Integração dos ônibus e os atrasos das obras.

Além disso, foi exposto pelos usuários os problemas sobre o acesso ao sistema de transporte público para a pessoa com deficiência. Segundo alguns participantes da audiência, existem problemas na hora da entrada e saída dos ônibus, em que alguns veículos apresentam altura desigual ao do local das paradas, e também sobre algumas plataformas danificadas.

O diretor de transporte da Strans, Francisco Nogueira, afirmou reconhecer os problemas que o Sistema de Integração enfrenta, incluindo os atrasos. Ele informou ainda que os coletivos seguem um padrão de produção em âmbito nacional e que os problemas a respeito da acessibilidade já foram notificados aos fabricantes.

Ele também apresentou que 80% do financiamento das obras do Sistema de Integração vêm do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, e que este repasse está atrasado, causando demora na entrega. E ainda colocou que a construção dos terminais possui aval de órgãos como CREA e CAU, e que, portanto, a Prefeitura segue normas legais para a execução desses planejamentos.

Por fim, foi encaminhado que será realizada uma reunião com representantes da classe estudantil, Setut e Strans para discutir propostas para melhoria na prestação de serviço de transporte público em Teresina.

Estavam presentes na audiência representantes da Strans, Setut, Sintetro, Associação dos Cadeirantes de Teresina, Consórcios de Transporte Público Urbano de Teresina, lideranças comunitárias, estudantes e usuários de modo geral.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.