Fechar
GP1

Jerumenha - Piauí

MP-PI investiga danos causados por plantações em Jerumenha

O inquérito civil foi assinado, nesta terça-feira (09), pelo promotor de Justiça Márcio Carcará.

O Ministério Público do Estado do Piauí vai investigar denúncia de danos ambientais causados por empreendimentos que cultivam eucalipto no município de Jerumenha. O inquérito civil foi assinado, nesta terça-feira (09), pelo promotor de Justiça Márcio Carcará.

Segundo a denúncia, os empreendimentos estariam com as licenças ambientais vencidas e descumprindo a exigência de reservas legais em áreas de produção agrícola. De acordo com o promotor, a plantação de eucalipto, matéria-prima para a produção de papel e derivados, causa acentuados danos ao meio ambiente. De modo que o plantio deve atender rigorosamente aos parâmetros das leis ambientais.

  • Foto: Divulgação/MP-PIPlantação de eucaliptoPlantação de eucalipto

“A monocultura de eucalipto gera efeitos deletérios sobre o solo (empobrecimento e erosão), a água (impacto sobre a umidade do solo, os aquíferos e lençóis freáticos) e a baixa biodiversidade observada com prejuízos inexoráveis para a localidade onde são cultivados em monoculturas. Daí a necessidade de medidas capazes de suavizar os possíveis efeitos danosos das plantações, com a correta aplicação de técnicas de manejo e a manutenção de corredores biológicos, fundamentais para a redução dos impactos sobre a água, o solo e a biodiversidade”, afirmou o membro do MP.

O promotor determinou o envio de ofício à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR), para que apresente, no prazo de 20 dias, informações sobre a existência ou não de licença ambiental nos empreendimentos.

À Coordenadoria de Perícias Técnicas e Pareceres, foi solicitada a realização de perícias com a finalidade de identificar possíveis danos ambientais na região.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.