Fechar
GP1

Piauí

MP-PI realiza inspeção no Hospital Infantil Lucídio Portella

O objetivo da vistoria foi avaliar as condições da unidade de saúde em aspectos como: estrutura física, material, pessoal e procedimentos de trabalho.

Na manhã dessa terça-feira, 18 de dezembro, o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que responde pela 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou uma inspeção no Hospital Infantil Lucídio Portella – HILP, localizado no Centro de Teresina. O objetivo da vistoria foi avaliar as condições da unidade de saúde em aspectos como: estrutura física, material, pessoal e procedimentos de trabalho. O membro do Ministério Público do Piauí (MPPI) foi acompanhado pelos fiscais Carlos Furlan e Marcos Aurélio, do Conselho Regional de Farmácia (CRF), e Amparo Castro, do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren).

A equipe visitou os setores de Farmácia, Almoxarifado, Enfermaria, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Triagem Neonatal e Laboratório. Durante a visita, a equipe que vistoriava o local conversou com o diretor-geral do HILP, Vinicius Pontes; a diretora clínica, Leiva Moura; a supervisora da Farmácia, Ana Karina Lustosa; a supervisora de Enfermagem Infantil, Thuany Nardine, dentre outros profissionais.

  • Foto: Divulgação/AscomMinistério Público encontrou irregularidades Ministério Público encontrou irregularidades

Percorrendo o hospital, o promotor de Justiça constatou diversas deficiências na unidade de saúde. Entre os problemas encontrados estão: falta de medicamentos e insumos, estrutura física precária, por exemplo, no almoxarifado e no teto de alguns corredores, onde foi verificada a presença de mofo; equipamentos pelos corredores, gesso quebrado em alguns setores, salas da enfermaria sem ar-condicionado e fiação exposta.

O representante do Ministério Público também procurou saber como estava o estoque de medicamentos no HILP, uma vez que em setembro deste ano, o MP-PI expediu uma recomendação ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e ao presidente da Fundação Estadual de Serviços Hospitalares, Natália de Sena Monteiro Lima Pinheiro. O documento solicitava a adoção de medidas para regularizar o estoque de remédios da unidade de saúde. Ficou constatado que a orientação do órgão ministerial não foi completamente atendida.

  • Foto: Divulgação/AscomInspeção oi realizada nesta terça-feira Inspeção oi realizada nesta terça-feira

Após a vistoria, o promotor de Justiça estudará as medidas administrativas e/ou judiciais que serão tomadas para assegurar a prestação do serviço de saúde de qualidade, com observância da legislação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.