Fechar
GP1

Canavieira - Piauí

MPF instaura inquérito contra ex-prefeitos e prefeito de Canavieira

A Polícia Federal descobriu que saques e depósitos teriam ocorrido, no montante total de R$ 3,5 milhões, no período de 2006 a 2011 no município.

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), por meio do procurador Lucas Daniel Chaves de Freitas, instaurou inquérito civil para investigar dois ex-prefeitos do município de Canavieira, José Donato de Araújo Neto e Elias Lima da Cruz, além do atual gestor Joan de Albuquerque Rocha.

Na portaria de nº 28, de 18 de maio, o procurador explica que a investigação será baseada em inquérito realizado pela Polícia Federal, de nº 0436/2012-SR/DPF/PI, que havia sido instaurado para apurar fatos contidos no Relatório de Inteligência Financeira nº 7003, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), no qual constatou-se a realização de saques e depósitos de valores vultosos em espécie em conta bancária da prefeitura de Canavieira.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ministério Público Federal no Piauí Ministério Público Federal no Piauí

A Polícia Federal descobriu que esses saques e depósitos teriam ocorrido, no montante total de R$ 3,5 milhões, no período de 2006 a 2011, durante as gestões dos ex-prefeitos de Canavieira, José Donato de Araújo Neto, conhecido como Zé Nordeste, e Elias Lima da Cruz, e na do atual prefeito Joan de Albuquerque Rocha.

“É função institucional do Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos, conforme o disposto nos art. 129, III, da Constituição Federal, assim como nos arts. 6º, VII, b e d e 7º, I e II, ambos da Lei Complementar nº 75/93”, destacou o procurador.

Outro Lado

Procurados pelo GP1 neste domingo (28), o prefeito Joan e os demais ex-prefeitos não foram localizados para comentarem a investigação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.