Fechar
GP1

Teresina - Piauí

MPT solicita o fim da greve do transporte público em Teresina

Caso não tenha acordo, o ministério propôs o funcionamento de 70% da frota nos horários de pico e de 30% nos demais horários.

O Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI), através do procurador regional do trabalho João Batista Machado Júnior, solicitou o fim da greve do transporte público em Teresina aos representantes das classes trabalhadoras e empresariais durante reunião virtual na última segunda-feira (29).

Segundo o MPT-PI, o prazo para que as partes se manifestem termina nesta quarta-feira (1), caso não haja acordo, o ministério propôs o funcionamento de 70% da frota nos horários de pico e de 30% nos demais horários.

O procurador sugeriu que fosse acatada a proposta de manutenção do salário de dezembro de 2019 aos trabalhadores, antes da redução determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), sem ticket-alimentação e plano de saúde, com a ressalva de se tratar de uma supressão momentânea.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Terminal vazioTerminal vazio

Participaram da reunião os representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí.

Reivindicações e demissões

De acordo com o Sintetro, os funcionários reivindicam a proposta de empresários que visa retirar alguns direitos dos cobradores e motoristas, como suspensão do ticket alimentação e do plano de saúde durante a pandemia.

O Sintetro afirmou ainda que mais de 300 trabalhadores da categoria já foram demitidos. O sindicato afirma que estão realizando doações entre eles para distribuir cestas básicas aos demitidos, que se encontram sem recursos para alimentação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após 300 demissões, motoristas e cobradores de ônibus protestam em Teresina

Greve dos motoristas de ônibus inicia nesta sexta-feira em Teresina

Procurador apura prejuízos da greve no transporte público em Teresina

População de Teresina está há mais de um mês sem transporte público

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.