Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Norte-americano é o vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2017

Richard H. Thaler venceu o Nobel por suas contribuições para a economia comportamental.

O norte-americano Richard H. Thaler recebeu o Nobel de Economia por ter desenvolvido a teoria da contabilidade mental, explicando como as pessoas simplificam a tomada de decisões financeiras. Segundo a organização, ele venceu o Nobel “por suas atribuições para a economia comportamental”.

De acordo com informações do G1, Thaler incorporou pressupostos psicologicamente realistas em análises de tomada de decisão econômica. Ao explorar as consequências da racionalidade limitada, das preferências sociais e da falta de autocontrole, ele mostrou como esses traços humanos afetam sistematicamente as decisões individuais, bem como os resultados do mercado financeiro.

  • Foto: DivulgaçãoRichard H. Thaler Richard H. Thaler

No anúncio da premiação, a organização do Prêmio Nobel afirmou que Thaler construiu uma ponte entre as análises econômicas e psicológicas da tomada de decisão individual. "Suas descobertas empíricas e suas ideias teóricas têm sido fundamentais para criar o novo campo de economia comportamental e em rápida expansão, que teve um impacto profundo em muitas áreas de pesquisa e política econômica".

Richard H. Thaler é considerado o pai da economia comportamental, que estuda como o pensamento e as emoções afetam nas decisões econômicas individuais e o comportamento dos mercados. Ele atualmente é diretor do Centro de Pesquisa de Decisão da Universidade de Chicago Graduate School of Business.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.