Fechar
GP1

Picos - Piauí

Novo empreendimento do Sesc em Picos será inaugurado nesta sexta

A inauguração vai contar com a participação de várias personalidades do Piauí, dentre eles o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante.

A cidade de Picos a 314 km de Teresina vai ganhar um Centro de Atividades do Sesc. A inauguração será na noite desta sexta-feira (10), com a participação de várias personalidades do Piauí, dentre eles o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante.

O novo empreendimento do Sesc foi construído numa área de 10 mil m², contendo dois blocos onde vão funcionar uma clínica odontológica, centro educacional, central do programa Mesa Brasil Sesc além de biblioteca, auditório para 120 pessoas, central de atendimentos, sala multiuso, salão de festas, laboratório de informática, refeitório e dois pátios cobertos.

“Esses espaços correspondem a primeira etapa das obras do Sesc em Picos e será entregue à sociedade nesta sexta-feira. A grande Picos passa a contar com os serviços do Sesc nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura e assistência”, reforça Valdeci Cavalcante. Foram investidos R$ 17,6 milhões na construção da obra.

  • Foto: DivulgaçãoEmpreendimento do Sesc em PicosEmpreendimento do Sesc em Picos

Como é praxe, os estabelecimentos do Sesc no Piauí homenageiam empreendedores da região. Em Picos serão homenageados com a denominação de espaços sociais no Sesc, os empresários Rosalvo Leal e Cláudio Galeno de Araújo, o fundador do primeiro hospital particular da cidade, médico Oscar Eulálio, o médico e ex-prefeito de Picos, Osvaldo Costa, além do cantor e deputado estadual Francis Lopes.

O Sesc homenageará, ainda, a ex-vereadora e fundadora da Academia de Letras de Picos, Olívia Borges, a jornalista, professora e chef de cozinha Socorro Costa, o odontólogo José Martins Barros e o professor Inácio Barros.

O prédio do Sesc foi construído com o que há de mais moderno na construção civil e será equipado com circuito de TV, iluminação inteligente e equipamentos multimídia de última geração. Será uma das maiores obras do Sistema “S” na cidade.

Na segunda etapa, o Sesc Picos também vai contar com campo de futebol, ginásio poliesportivo, parque aquático, academia, salão de jogos e central do Programa Mesa Brasil Sesc – maior programa de combate ao desperdício de alimentos do país.

Sobre personalidades homenageadas:

Rosalvo Rufino Leal - natural de Picos

Empresário desde 1973, atuando em vários segmentos do comércio e da pecuária piauiense. Reconhecido como um dos maiores contribuintes de ICMS do Piauí. Ex-presidente da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos.

Oscar Neiva Eulálio - natural de Picos

Médico. Ex-prefeito de Picos, deputado estadual (1970 – 1982). Em 1965 inaugurou a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios – o primeiro hospital particular da cidade.

Francis Lopes - natural de Santo Inácio (PI)

Cantor, compositor e deputado estadual. Ex-secretário da Cultura do Piauí. Tem 20 anos de carreira artística, 23 CDs gravados e 5 DVDs. Acumula vários discos de ouro de platina. Vendeu mais de 3 milhões de discos e faz em média 25 shows por mês.

Olívia Rufino Borges - natural de Picos

Vereadora de Picos durante 20 anos. Autora da primeira lei que concede descontos aos estudantes. Sócia fundadora da Academia de Letras de Picos. Autora da letra, música e voz do Hino da cidade de Ipiranga (PI).

Socorro Costa - natural de Picos

Jornalista, bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Empresarial. Ocupou vários cargos públicos: professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Chefe de Gabinete de Picos, Chefe do Cerimonial da Câmara Municipal de Picos e jornalista atuando em vários jornais de Picos.

Cláudio Galeno de Araújo - natural de Picos

Empresário, graduado em Administração de Empresas. Diretor da Newmotos Honda em Picos, da Tamboril Motos, de Arcorverde (PE); presidente e vice-presidente da CDL de Picos. Foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, secretário de Obras, Habitação e Urbanismo. Atualmente é secretário (licenciado) de Obras de Picos.

José Martins Barros - natural de Benedito Leite (MA)

Graduado em Odontologia. É um dos mais conhecidos odontológicos de Picos. Atuou no Hospital Regional Justino Luz e no extinto INAMPS até se aposentar. Foi agraciado com o Título de Honra ao Mérito pelo Conselho Federal de Odontologia. Também foi homenageado pelo Conselho Regional de Odontologia do Piauí em comemoração aos 50 anos de profissão.

Osvaldo Alves Costa - natural de Picos (PI)

Médico conhecido na cidade. Há 50 presta serviços como clínico cirurgião. Foi vereador de Picos durante cinco mandatos. Vice-prefeito e prefeito de Picos. Secretário de Saúde de Picos.

Prof. Inácio Baldoíno - natural de Picos (PI)

Graduado em Pedagogia. Foi vereador de Picos por quatro mandatos. Presidente da Câmara Municipal. Conselheiro Estadual de Educação do Piauí. Foi superintendente Regional da Educação em Picos. Foi o primeiro diretor da Uespi em Picos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.