Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Novo golpe no WhatsApp promete desconto de R$ 50 no Burger King

O golpe acompanha um link que direciona o usuário para fazer um cadastro, que pode comprometer a segurança do aparelho.

Um novo golpe, envolvendo a rede de lanches Burger King, começou a ser propagado no WhatsApp. Usuários recebem mensagens com uma falsa notícia de que ganharam um cupom no valor de R$ 50,00 de desconto nas lojas da rede. Com a mensagem, segue um link onde deve ser feito um cadastro. A empresa informou que a promoção é falsa.

A empresa de segurança Psafe informou que o golpe se assemelha a outros que também circulam no aplicativo, como um que oferece passagens da Companhia Aérea Gol. O link sempre se parece com a URL da empresa, dificultando a identificação pela vítima.

  • Foto: DivulgaçãoWhatsAppWhatsApp

Ao clicar, o usuário é direcionado a fazer um cadastro em um serviço de SMS pago ou induzido a baixar aplicativos que reduzem a segurança do celular, deixando vulnerável a outros tipos de ataques. Aparece também uma mensagem informando que a promoção “está acabando”.

Segundo a empresa Psafe, durante 6 horas, mais de 260.000 pessoas foram impedidas de clicar no link devido ao DFNDR Security, aplicativo desenvolvido pelo WhatsApp que bloqueia links suspeitos.

Orientações

As empresas de segurança orientam que os usuários sempre desconfiem quando a promoção for muito exagerada. É necessário que a pessoa pesquise no site oficial da empresa ou órgão envolvido.

Quem clicou no link deve entrar em contato com a operadora do celular para que qualquer serviço de SMS pago possa ser cancelado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.