Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ônibus são depredados por vândalos na zona norte de Teresina

Em entrevista ao GP1, o fiscal do Consórcio Poty, José Augusto de Sousa, informou que recolheu os ônibus em razão da falta de segurança.

Vândalos depredaram vários ônibus da empresa Emvipi, que fazem parte do Consórcio Poty, e atendem os bairros da zona norte de Teresina. Um dos casos foi registrado no final da tarde desta quinta-feira (07) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Teresina (Sintetro).

Em entrevista ao GP1, o fiscal do Consórcio Poty, José Augusto de Sousa, informou que recolheu os ônibus que chegaram até o ponto final da linha Poty Velho/ Santa Maria/ Av. Centenário em razão da falta de segurança. Um dos veículos foi alvejado com uma pedrada e os estilhaços atingiram o motorista.

  • Foto: Francisco FilhoÔnibus depredado por vândalosÔnibus depredado por vândalos

“A situação aqui é dolorosa, perigosa. Os vândalos não respeitam o transporte coletivo, depredam os ônibus e numa situação de greve eles aproveitam a oportunidade para fazer mais quebradeira e danos ao patrimônio do povo. Infelizmente, eu tive que recolher todos os ônibus, pois não temos segurança. Um motorista quase foi atingido com uma pedrada na cabeça e ficou com os estilhaços no corpo dele”, reclamou.

  • Foto: Francisco FilhoÔnibus foi recolhido por falta de segurançaÔnibus foi recolhido por falta de segurança

Ele lamentou o episódio e disse ainda que outros ônibus sofreram ataques e estão sendo recolhidos para a garagem da empresa, na Santa Maria da Codipi. “É dessa maneira. A gente quer trabalhar! Hoje nós estávamos entusiasmados, cumprindo a lei, estávamos com 70% da frota circulando normalmente, todo mundo satisfeito, tranquilo, mas acabei de receber a informação que na garagem estão chegando mais ônibus depredados. Nós já encerramos, pois não temos como trabalhar. A gente quer segurança para chegar pelo menos em casa e se continuar assim a gente vai parar”, ressaltou.

Greve continua

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Teresina (Sintetro) decidiu na tarde desta quinta-feira (07) continuar com a greve dos motoristas e cobradores do sistema de transporte público da Capital.

A reportagem do GP1 entrevistou o presidente do Sintetro, Fernando Feijão, que explicou que o Sindicato de Empresas de Transporte Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) não aceitou a contraproposta colocada pelo sindicato de um reajuste de 4,5% dividido em duas parcelas, sendo pago 4% imediato e 0,5% em maio e sem a jornada dupla proposta pelo Setut.

“Nós que propusemos os 4,5%, porque nossa vontade é de terminar com essa greve, então o que queríamos era o reajuste de 4% agora de imediato, 0,5% em maio, abonar os quatro dias de greve dos trabalhadores, porém o Setut recusou alegando que não poderia dar qualquer percentual acima de 4% e que qualquer proposta que viesse só seria levada em conta com a dupla jornada para o trabalhador”, informou Fernando Feijão.

Decisão do TRT

O desembargador Wellington Jim Boavista, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, determinou na tarde dessa quarta-feira (06) que 70% da frota de ônibus de Teresina passe a circular a partir desta quinta-feira (07) nos horários de pico das 6h às 8h e das 11h às 14h.

Em relação a determinação, Fernando Feijão confirmou que está sendo seguida a circulação de 70% da frota. “Nós estamos cumprindo a determinação na íntegra, é uma obrigação, uma determinação judicial, então temos que cumprir e estamos fazendo isso desde hoje”, ressaltou o presidente do Sintetro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setut rejeita contraproposta e greve dos motoristas de ônibus continua

Greve dos motoristas de ônibus de Teresina continua nesta quarta

Motoristas de ônibus pedem reajuste de 5% para encerrar greve em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.