Fechar
GP1

Teresina - Piauí

ONU diz que 35 milhões de pessoas têm transtornos por uso de drogas

Nesta quarta-feira (26) a ONU divulgou um relatório que revela que 35 milhões de pessoas sofrem transtornos decorrentes do uso de drogas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instaurou em 1987 o dia 26 de junho como Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, por meio da resolução 42/112. Nesta data, é divulgado o relatório mundial de drogas, que aponta os números referentes ao consumo, produção e tráfico de drogas no mundo.

O relatório desta quarta-feira (26), revela que 35 milhões de pessoas sofrem transtornos decorrentes do uso de drogas. Em Teresina, a Fazenda da Paz, é uma das instituições que realizam atendimento à dependentes químicos desde 1994.

“Hoje a Fazenda da Paz é uma instituição que oferece a recuperação terapêutica, o interno pode ter a regularização da sua escolaridade, pode aprender profissões em áreas de trabalho e assim poder conquistar o lugar dele no mercado de trabalho e na sociedade. Atualmente a instituição está fazendo seus 25 anos e estamos com média de 280 pessoas”, informou Célio Luiz Barbosa, diretor da Fazenda da Paz.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Celio Barbosa, Diretor da Fazenda da PazCelio Barbosa, Diretor da Fazenda da Paz

Políticas Públicas

Na Capital, o espaço mantido pelo poder público municipal para atendimento de dependentes químicos é o Centro de Atenção Psicossocial a Álcool e outras Drogas (CAPS AD), que fica situado na Rua Quintino Bocaiúva, número 2978, bairro Macaúba, zona sul de Teresina.

O CAPS AD foi inaugurado no dia 11 de agosto de 2003. Somente neste ano, entre os meses de janeiro e maio, de acordo com os números divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), o centro realizou 3.176 atendimentos individuais, 1.219 atendimentos a família, 8.112 atendimentos em grupo, 42 visitas domiciliares e 82 atendimentos à crise. O usuário passa por uma triagem onde se é avaliado o grau de dependência e, logo depois, é desenvolvido um projeto terapêutico com ele.

A nível estadual, o Governo do Piauí mantém, desde 2011, a Coordenadoria de Enfretamento as Drogas (CENDROGAS), que promove diversas atividades para que sejam resolvidos os problemas que envolvem o consumo de drogas lícitas e/ou ilícitas. O Estado também executa outros programas como o PROERD, voltado para erradicação das drogas e a violência nas escolas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.