Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Operadoras anunciam primeira experiência da internet móvel 5G no Brasil

Essa internet promete uma conexão cerca de dez vezes mais veloz do que o 4G.

Neste mês, três operadoras de telecomunicações vão ativar no Brasil o sinal da internet móvel de quinta geração, a conexão 5G. Essa internet promete uma conexão cerca de dez vezes mais veloz que o 4G.

O que é o 5G?

Aos que ainda desconhecem esse tipo de conexão, trata-se de uma internet móvel de quinta geração que permite uma navegação mais veloz. Dentre os benefícios estão altas velocidades de download e menor demora da conexão. Em seu sistema há mais “conversa” entre máquinas e a divisão da rede é feita em pedaços para priorizar os serviços que sejam de maior relevância.

Alcance limitado

Até o momento as operadoras Tim, Claro e Vivo anunciaram que estão trabalhando na conexão 5G. Inicialmente, o acesso ainda será limitado, isso porque o Brasil só tem atualmente um aparelho de celular que suporta 5G, o Motorola Edge, que acabou de ser lançado e está sendo vendido a partir de R$ 5 mil. Ele é compatível com a tecnologia 5G, mas a versão Plus não aceita esse tipo de conexão.

Inicialmente, o sinal só vai ser ativado em alguns bairros de oito capitais do país sendo elas: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre. No entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que deve realizar um leilão de frequências para intensificar a conexão.

A primeira fase do 5G no Brasil começou nesta semana com a operadora Claro, os pontos de conexão serão concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Vivo vai ativar o serviço a partir do dia 24 de julho nas oito capitais, em setembro a Tim fará conexão 5G para o Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.