Fechar
GP1

Política

Osmar diz que Wellington Dias não quer muitos deputados no governo

Em relação a convocação do deputado federal Merlong Solano (PT), o secretário de Governo explicou que isso já estava previsto há meses.

O secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), comentou nesta segunda-feira (27) sobre a possibilidade do governador Wellington Dias (PT) convocar mais três deputados, um estadual e dois estaduais, para o comando de secretarias. Osmar explicou que o governador não quer uma presença excessiva de deputados no governo.

Em relação a convocação do deputado federal Merlong Solano (PT), o secretário de Governo explicou que isso já estava previsto há meses. Merlong deve assumir em junho a Secretaria de Administração do Estado, que hoje é comandada Ricardo Pontes. “A convocação do Merlong pelo governador para compor a equipe é uma decisão tomada ainda na primeira fase da montagem do novo governo, era só uma questão de data”, explicou.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Osmar JúniorOsmar Júnior

Já em relação aos deputados estaduais, o governador ainda estaria se decidindo. Fábio Novo (PT) deve reassumir a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Flávio Nogueira Júnior (PDT) já manifestou interesse em voltar para o comando da Secretaria Estadual de Turismo.

“Em relação aos deputados estaduais, o governador está dialogando, porque ele precisa ter uma relação muito próxima do legislativo. Faz parte da tradição brasileira que o governo tenha a participação direta de membros do legislativo e ele quer fazer em uma proporção razoável, que mantenha essa tradição, essa relação, mas que também não seja em um número que possa ser encarado com uma presença excessiva no governo. Ele está examinando e acho que até a próxima semana a gente tem uma resposta sobre isso”, disse o secretário Osmar Júnior.

Atritos

O mais recente problema na base iniciou com o retorno de Júlio Arcoverde (PP) para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), isso acabou fazendo com que a suplente Belê Medeiros (PP) perdesse a vaga no legislativo. Os progressistas ficaram pressionando o governador Wellington Dias pelo chamamento de Fábio Novo para a Secretaria Estadual de Cultura (Secult), para assim acomodar Belê.

Logo depois Fábio Novo manifestou que queria ficar na Alepi e deixou claro que não gostou nada estar sendo usado como moeda de troca pelo PP. Mesmo insatisfeito com a situação, Novo decidiu reassumir a Secult. Agora o deputado Flávio Nogueira Júnior admitiu que poderia reassumir a Secretaria Estadual de Turismo, o que poderia ajudar a evitar a saída de Fábio Novo da Alepi para a Secult.

Sobre esses recentes atritos, o secretário afirmou que os ânimos dos aliados “estão sempre apaziguados, o que ocorre é diferenças de opinião. O que ocorre é que temos uma base grande, heterógena, com diferentes partidos”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.