Fechar
GP1

Picos - Piauí

Paciente de Picos diagnosticada com coronavírus está curada

Dayane Hipólito de Moura, 39 anos, é enfermeira lotada na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina.

O secretário municipal de Saúde de Picos, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, em entrevista ao GP1 na manhã desta sexta-feira (17), comunicou que a paciente que havia testado positivo para coronavírus (covid-19) no município está curada, fato comprovado por exame realizado pelo Laboratório Central (Lacen) do Piauí.

Dayane Hipólito de Moura, 39 anos, é enfermeira lotada na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina. “Exatamente. Quando ela veio a fazer o exame já havia passado todo o período do ciclo evolutivo do vírus. Ela não tem mais a doença, não está mais transmitindo, mas teve a doença, que passou esse período assintomática”, declarou Dr. Júnior, que é bioquímico.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Dr. Júnior anuncia metas para 2020Dr. Júnior anuncia metas para 2020

Na avaliação do secretário, casos assintomáticos representam um grande risco. “O caso dela foi assintomático, o que é pior, por isso sou contra esse isolamento vertical, porque ficam os idosos em casa e os jovens vão pra rua, esses jovens estão imunologicamente bem, saudáveis, pegam a doença, mas não desenvolvem, fica incubado [o vírus], aí vão pra casa e contaminam as pessoas idosas e imunodeprimidas. É complicado, o problema dessa doença é exatamente esse, dos casos que passam assintomáticos”, colocou.

Dr. Raimundo informou ainda que a secretaria de Saúde de Picos agora vai se empenhar em testar os familiares da enfermeira. “Agora vamos testar o restante da família que estava em contato com ela para saber como estão. Se derem positivo, vamos fazer o teste para saber se eles estão transmitindo ou se também foi assintomático o caso deles, mas vamos torcer que dê negativo”, finalizou.

Veja nota técnica

Casos na Maternidade Evangelina Rosa

Ontem a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) chegou a informar que alguns funcionários da maternidade haviam testado positivo para covid-19, no entanto, nesta sexta-feira (17) o diretor da MDER, Francisco Macêdo, comunicou que as pessoas que tinham sido diagnosticadas com a doença já estão curadas, o que foi comprovado através de exames feitos pelo Lacen.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Picos registra primeiro caso de paciente com covid-19

Profissionais da Maternidade Evangelina Rosa testam positivo para covid-19

Servidores da Evangelina Rosa estão curados da covid-19, diz diretor

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.