Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pacientes denunciam falta de insulina na Farmácia do Povo

"A diretoria da Farmácia do Povo informa que já foi autorizada a ordem de fornecimento para aquisição de insulina, com previsão de reabastecimento para até o final de novembro", informou asse

Pessoas que necessitam fazer o uso de insulina para controle da diabetes denunciaram ao GP1, nesta quinta-feira (19), que a Farmácia do Povo não está fornecendo o medicamento desde a segunda quinzena do mês de outubro.

Conforme relato de um denunciante que não quis se identificar, ele precisa utilizar o medicamento todos os dias e não tem condições de arcar com os custos da medicação.

Usuários do medicamento ainda relataram a falta da insulina em postagens nas redes sociais.

Farmácia do Povo

A nova sede da Diretoria Farmacêutica, chamada de Farmácia do Povo, foi inaugurada em 2019 pelo Governo do Estado do Piauí, na cidade de Teresina. A farmácia visa atender as pessoas com maior vulnerabilidade socioeconômica, a fim de realizar a distribuição de medicamentos de forma gratuita. A farmácia disponibiliza cerca de 215 medicamentos por mês, que são destinados a pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Insulina e a Diabetes

O medicamento insulina é utilizado por pessoas que estão em tratamento contra a diabetes. Ela é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) e transformá-la em energia para manutenção das células do organismo.

A diabetes é uma doença ocasionada pela falta, ou má absorção de insulina no corpo, o que torna a medicação como primordial para o tratamento da doença. A falta do medicamanto para quem sofre da enfermidade, pode gerar graves complicações e até mesmo a morte.

Em meio a pandemia do novo coronavírus, a diabetes apresenta-se como uma comorbidade que põe em risco a vida de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19).

Outro lado

O GP1 entrou em contato com a assessoria da Farmácia do Povo para entender o que está ocasionando a falta do medicamento.

"A diretoria da Farmácia do Povo informa que já foi autorizada a ordem de fornecimento para aquisição de insulina, com previsão de reabastecimento para até o final de novembro, conforme cronograma informado pela indústria farmacêutica", informou a assessoria, em nota enviada nesta quinta-feira (19).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.