Fechar
GP1

Floriano - Piauí

Pacientes sem leito dormem nos corredores de hospital em Floriano

A Sesapi admitiu que o hospital possui uma superlotação devido à grande demanda de pacientes.

Está circulando pelas redes sociais um vídeo que mostra pacientes dormindo nos corredores do Hospital Regional Tibério Nunes, localizado na rua Gabriel Ferreira, bairro Manguinha, no município de Floriano.

A superlotação no hospital está obrigando os pacientes a dormirem nos corredores. No vídeo é possível ver que apenas alguns pacientes estão em macas. Já outros estão deitados em colchonetes, nas cadeiras do hospital ou até mesmo no chão.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) admitiu que o hospital possui uma superlotação devido à grande demanda de pacientes. Além disso, falou que possui problemas estruturais por se tratar de um prédio antigo, mas que no primeiro semestre de 2019 irá ocorrer a primeira fase de um projeto licitatório para a realização de uma reforma que irá dobrar o número de leitos.

Confira a nota na integra:

Sobre um vídeo que circula nas redes sociais, a direção do Hospital Regional Tibério Nunes admite a superlotação em alguns momentos na assistência hospitalar. Tal superlotação é reflexo da grande demanda de pacientes, que vêm tanto do Piauí, como do Maranhão. Ao todo, são mais de 150 municípios atendidos pelo Hospital, o que equivale a cerca de 17 mil procedimentos por mês, entre consultas, exames e cirurgias. Nas palavras do superintendente de Assistência, da Secretaria de Estado da Saúde, médico Alderico Tavares, Tibério Nunes é “o HUT do interior do Estado, tanto pela resolutividade como no número de atendimentos realizados”.

Pelos dados expostos e, principalmente, em olhar e cuidar dos pacientes, a recomendação é que a equipe do Tibério Nunes exerce suas vocações de forma a atender a todos que procuram uma assistência adequada, resolutiva e mais próxima de sua residência. Somente aqueles casos em que o Hospital não seja referência é que deve ser encaminhado à capital, o que é em torno de 5% do total de atendimentos.

Há problemas estruturais? Sim. O prédio é uma construção antiga, de campanha, mas que há décadas está em atividade.

Há solução? Sim. Recentemente, o secretário de Saúde, Florentino Neto, em reunião com a equipe da Caixa e parlamentares e senadores eleitos, apresentou o projeto de reforma e ampliação do Hospital, que vai dobrar o número de leitos. Em análise na Caixa, a obra tem parte dos recursos garantidos por emenda do deputado federal Assis Carvalho e que, de acordo com os técnicos do banco, o projeto executivo está em fase final de análise para que no primeiro semestre de 2019 ocorra o processo licitatório.

Reafirmamos nosso compromisso em trabalhar para atender a todos que buscam assistência médica-hospitalar e em outra ponta, atuamos administrativamente para que possa ser iniciada a licitação de um novo Hospital, ações pontuais e de longo prazo para que se possa garantir uma saúde para todos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.