Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir propõe reajuste salarial de 2,45% aos servidores

Proposta foi apresentada ontem, 22 de julho, ao sindicato da categoria pelo Procurador Geral do Município.

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), propôs ontem, 22 de julho, um reajuste salarial de 2,45% para os servidores públicos municipais. A proposta foi apresentada em plena pandemia do covid-19, com mais de 1.500 picoenses infectados e, o gestor notificado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por gastar com pagamento de pessoal acima do limite máximo permitido em lei.

A proposta do prefeito Padre Walmir foi apresentada na manhã de quarta-feira, 22, pelo Procurador Geral do Município, advogado Maycon Luz, a uma comissão de representantes do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm).

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Padre Walmir propõe reajuste salarial para servidoresPadre Walmir propõe reajuste salarial para servidores

Ao contrário do que desejava o Sindserm, o índice de reajuste proposto pelo prefeito Padre Walmir é menos da metade do percentual que queriam os sindicalistas. E também somente é válido a partir do próximo mês de agosto. Mesmo os 2,45% anunciados pelo gestor, são mais do que o IPCA acumulado dos últimos dozes meses, que em junho ficou em 2,13%.

Proposta do Sindserm

A primeira proposta de reajuste salarial enviada pelo Sindserm era de 5,07%, mais do que o dobro do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação acumulada dos últimos doze meses, que em abril ficou em 2,40%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, o reajuste seria válido a partir do dia 1º de maio, mas a proposta foi refutada imediatamente pelo Palácio Coelho Rodrigues. Depois, o Sindserm reduziu para 4,31%, alegando que o índice representava o IPCA acumulado, o que não era verdade, pois na época estava apenas em 1,88%.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Presidente do Sindserm queria aumento mais do dobro da inflaçãoPresidente do Sindserm queria aumento mais do dobro da inflação

Após insistir em percentuais de aumento salarial fora da realidade, o Sinderm deve aceitar a proposta do Padre Walmir, que é de 2,45%, válida a partir do próximo mês de agosto.

Congelamento de salário

Questionado se a proposta do prefeito Padre Walmir não vai de encontro à lei federal, que congela o salário dos servidores públicos estaduais e municipais até o final de 2021, o Procurador Geral do Município, Maycon Luz, disse que não.

Segundo Maycon Luz, a lei federal é do final de maio e os servidores públicos municipais de Picos tinham adquirido o direito no final de abril. E somente será reajustado no valor da inflação, que é de 2,45%.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Procurador garante que aumento é legalProcurador garante que aumento é legal

Maycon Luz acrescentou ainda que houve apenas uma reunião e o sindicato ficou de conversar com a categoria e apresentar uma resposta se aceita ou não à proposta do prefeito. Caso a resposta seja sim, a administração elabora o projeto, que será enviado à Câmara Municipal de Picos para deliberação e aprovação ou rejeição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.