Fechar
GP1

São José - Santa Catarina

Papa reconhece martírio de Benigna, menina brasileira que será beata

Garota foi brutalmente assassinada aos 13 anos, em 1941, em Santana do Cariri, no Ceará, por um menino que a assediava.

O papa Francisco assinou o decreto que reconhece o martírio da menina brasileira Benigna Cardoso da Silva, que foi brutalmente assassinada aos 13 anos, em 1941, por um menino que a assediava, da mesma idade.

A assinatura do pontífice foi realizada em uma audiência nesta quarta-feira, 2.

Entre os vários decretos aprovados está o que reconhece o martírio da brasileira natural de Santana do Cariri, no Ceará. A declaração do martírio é decisiva para a beatificação, já que assim não é necessário reconhecer um milagre.

  • Foto: Diocese de CratoRomaria em homenagem a Benigna CardosoRomaria em homenagem a Benigna Cardoso

Embora ainda não seja beata, Benigna é muito venerada em sua cidade natal como um mártir da pureza e da castidade. No local da morte da jovem foi erguido um monumento com uma cruz, além de uma lápide e um memorial que conserva alguns de seus objetos pessoais.

Crime

Segundo a Diocese do Crato, no Ceará, Benigna sofria tentativas de abuso desde os 12 anos, por um garoto da mesma idade. No dia 24 de outubro de 1941, sabendo que ela buscaria água em um poço perto de casa, o garoto decidiu esperá-la escondido.

Ao tentar agarrá-la à força, ele a assassinou com um facão após uma tentativa de defesa de Benigna.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.