Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Papagaio X9 permanece calado ao chegar no Zoobotânico de Teresina

O papagaio foi apreendido após alertar à família que a polícia havia chegado. Após ser levado ao Zoobotânico, o papagaio parece ter feito voto de silêncio.

O GP1 foi até o Parque Zoobotânico, na zona leste de Teresina, onde se encontra o papagaio apreendido pela Polícia Militar durante uma operação na zona sul da capital. O animal informou a chegada dos policiais aos donos e a ação repercutiu nacionalmente.

Em entrevista ao GP1 nesta quarta-feira (24), Celso Mendes, biólogo do Parque há 12 anos, explicou que o animal encontra-se em boas condições, mas alertou que é proibido manter animais silvestres em cativeiro.

“Primeiro, foi feita uma triagem dele, o animal se encontra em boas condições. É um animal que realmente tem um tratamento adequado, não porque esteja engaiolado, mas ele está bem. Agora, nós sabemos que animais silvestres não podem ser mantidos em cativeiros, não podem ser criados em residências, a não ser que tenha um licenciamento pelo próprio Ibama”, informou.

  • Foto: Helio Alef/GP1Papagaio apreendido pela Polícia Militar em TeresinaPapagaio apreendido pela Polícia Militar em Teresina

Destino do papagaio

O animal está no ambulatório do Parque Zoobotânico e após um período de observação os biólogos vão decidir se ele vai poder ser devolvido à natureza ou ser exposto no parque.

“Tão logo que ele passe um período em observação, vamos colocar em um recinto adequado que é o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Lá, nós iremos saber se esse animal vai ter condição de voltar para a natureza ou ficar exposto em um recinto nosso”, informou.

Vida de um papagaio

O papagaio (Amazona aestiva) é uma ave encontrada no Brasil, Bolívia e Argentina e tem em torno 38 centímetros e pesa cerca de 400 gramas. A ave é bastante popular por aprender e repetir diversas fases ao longo da vida, que pode chegar a cerca de 80 anos.

Segundo Celso, o papagaio apreendido pela PM do Piauí possui cerca de 7 anos. Desde que chegou ao Zoobotânico o animal preferiu se manter calado e o biólogo acredita ser por saudade da família.

“Ele está estranhando o ambiente, tem que ver todo esse detalhe do ambiente, das pessoas, que é um animal que tinha bastante convívio”, informou.

Entenda o caso

Durante uma ação da Polícia Militar do Piauí para estourar uma boca de fumo na Vila Irmã Dulce, na zona sul de Teresina, nessa terça-feira (23), o papagaio alertou a família que a polícia havia chegado. “Mamãe, polícia”, gritou o animal.

O marido da dona do papagaio, Edvan, foi preso com substância análoga a crack e a filha do casal, de 16 anos, apreendida portando maconha. O papagaio foi levado para a Central de Flagrantes e encaminhado para o Parque Zoobotânico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.