Fechar
GP1

Economia e Negócios

Para analistas, alto endividamento vai limitar efeitos de saques do FGTS

Mesmo assim, liberação do saque de contas ativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é vista como um fator positivo.

De modo geral, os analistas do mercado financeiro acham positiva a liberação do saque de contas ativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que deve ser anunciada pelo governo na próxima semana. No entanto, eles fazem a ressalva de que o alto nível de endividamento das famílias deve limitar os efeitos positivos para o varejo. E as construtoras não devem ser prejudicadas.

Para Mario Roberto Mariante, analista da Planner Corretora, é preciso esperar os detalhes sobre como serão as regras para os saques. Mas ele lembra o grande número de pessoas endividadas no País. “Com isso, pode-se imaginar que parte dos recursos liberados irão para o pagamento de dívidas atrasadas. Também teremos uma parte direcionada ao consumo, e outra para alguma poupança.”

Na opinião de Pedro Galdi, da Mirae Asset, muitas famílias devem “arrumar a casa” com os recursos. Ele diz ainda que mesmo a parte direcionada ao consumo terá efeito temporário na economia. Em relação às construtoras, ele ressalta que o governo mudou o discurso após as reclamações dos empresários. “Vamos ver o que eles irão oferecer para o sistema habitacional como troca, já que o interesse do governo é colocar dinheiro na economia para um pré-aquecimento, enquanto as reformas não se finalizam ou impactam a economia”, completa Galdi.

Alvaro Bandeira, economista-chefe do Modalmais, chama o plano de “movimento meramente episódico”. Para ele, os saques das contas ativas terão efeito limitado na recuperação da economia. “É claro que o setor varejista será beneficiado, mas os resultados não devem se alterar muito. O mesmo acontece com o setor de construção, que já vinha melhorando com desova de imóveis e maior volume de lançamentos. A garantia do Minha Casa Minha Vida deixou os construtores mais tranquilos”, afirma.

Ricardo Peretti, estrategista de Pessoa Física da Santander Corretora, tem uma visão mais otimista sobre a iniciativa do governo. Ele lembra que a liberação de saques de contas inativas do FGTS, no segundo semestre de 2017, teve impactos importantes no varejo.

“Embora as regras ainda não estejam definidas, acreditamos que a iniciativa terá um efeito prático positivo para as vendas das varejistas, tanto de vestuário quanto de itens mais discricionários. Indiretamente, as operadoras de shoppings, como Iguatemi e Multiplan, também podem se beneficiar do aumento do tráfego de consumidores em suas lojas”, explica Peretti.

Para Sandra Peres, analista da Coinvalores, há um risco para o financiamento de imóveis voltados para a população de baixa renda. “Por outro lado, o setor de varejo tende a ter melhor performance de vendas, dada a maior propensão ao consumo com o resgate destes recursos”, opina a analista.

Em relação às carteiras recomendadas para a próxima semana, a Guide Investimentos fez uma alteração, com a saída de Duratex ON e a inclusão de Bradesco PN. A Mirae também inseriu Bradesco PN em sua lista, e fez mais duas mudanças, com as entradas de Fleury ON e Usiminas PNA.

A MyCap também fez três alterações, com as inserções de Usiminas PNA, IRB Brasil Re ON e Taesa Unit. A Modalmais colocou CSN ON e Copasa ON em sua carteira. A Planner também fez duas mudanças, com as entradas de Neoenergia ON e Sanepar Unit.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trabalhador que escolher novo tipo de saque do FGTS poderá voltar atrás

Bolsonaro critica multa do FGTS em demissão sem justa causa

Trabalhador poderá optar entre sacar FGTS todo ano ou quando for demitido

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.