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Teresina - Piauí

Paulo Borges, criador do São Paulo Fashion Week, estará em Teresina

Com uma programação que envolve exposições, palestras e debates com experts do mercado de moda, o SPFW Day acontece na próxima terça-feira, 4 de junho, no Espaço Coco Bambu, na zona leste da

Teresina será a 10ª cidade a receber o SPFW Day, evento que leva a experiência do São Paulo Fashion Week para os pequenos negócios de moda de todo o Brasil. Com uma programação que envolve exposições, palestras e debates com experts do mercado de moda, o SPFW Day acontece na próxima terça-feira, 4 de junho, no Espaço Coco Bambu, na zona leste da capital.

O evento terá início às 14h00, sendo uma ação realizada no âmbito do convênio Contextualizar na Moda III, firmado entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; e o Instituto Nacional de Moda e Design, In-Mod.

“Nesse evento os empresários de moda terão acesso a conteúdos exclusivos como vídeos, imagens, looks e conversas em torno das principais questões que permearam o São Paulo Fashion Week N47. Será uma ótima oportunidade de obter informação e conhecimento atualizados sobre o que há de mais moderno e inovador no segmento da moda”, afirma gerente da Unidade Estadual da Indústria do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha.

O criador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, será um dos nomes que abrilhantará o evento. Borges dividirá com o público presente sua perspectiva de futuro e crença na moda como caminho de desenvolvimento sócio-econômico para o país.

A especialista em pesquisa e tendências de comportamento, Iza Dezon, fará uma apresentação no evento falando sobre “Natureza + Tech: A Moda na Era dos Nativos Digitais e Ecológicos”. Iza, que é representante no Brasil do Bureau Internacional Peclers Paris, trará uma reflexão para criadores de moda, mostrando a urgência da transformação dos produtos e processos criativos para o desenvolvimento dos seus negócios.

Já o designer João Pimenta vai falar sobre a coleção Cizânia, apresentada no São Paulo Fashion Week e celebrada pela imprensa e convidados. Pimenta é um dos nomes mais importantes da nova geração da moda brasileira, sendo reconhecido por inovar a moda, criando novos tecidos e superfícies a partir de materiais inusitados. Sua perspectiva sobre os aspectos sócio-econômicos, ambientais e político-culturais da moda são o ponto de partida para conversas enriquecedoras.

“Os idealizadores do São Paulo Fashion Week sempre acreditaram na potência brasileira para o empreendedorismo criativo e apoiam de forma contundente a projeção de novas marcas e pequenos negócios como expoentes da moda nacional. Por isso, faz todo sentido ampliar o olhar e aprofundar discussões com quem quer empreender na moda, a partir dos casos de sucesso que vemos acontecer no evento. E é o que SPFW Day se propõe a fazer”, comenta Graça Cabral, especialista em economia criativa e curadora do selo SPFW AMA.

Além da agenda de encontros com experts do mercado, a programação do SPFW Day inclui ainda três exposições para inspirar e desenvolver o empreendedorismo na moda brasileira. A Made in Brasil, um editorial de moda do portal FFW, que será apresentado em forma de exposição, com marcas do Piauí, Distrito Federal e Minas Gerais; São Paulo Fashion Week N47: Qual é a sua Utopia?; e SPFW AMA, com produtos de cinco marcas do Piauí que receberam o selo após consultoria do In-Mod, ação esta que também faz parte do convênio firmado com Sebrae.

Selo SPFW AMA

O SPFW AMA é um reconhecimento do São Paulo Fashion Week para criações de pequenos negócios de moda e design brasileiros que se destacam pela identidade, originalidade, design, qualidade e inovação na proposta criativa e no desenvolvimento de materiais.

As marcas piauienses escolhidas passaram por um processo de curadoria realizado com experts do SPFW. O Sebrae indicou 20 marcas atendidas pela instituição e cinco delas tiveram produtos contemplados com o selo SPFW AMA: Zoka Bizoka, Deura, Georgina Nogueira, Marinna Dias e Maihara Brandão.

“O Brasil tem uma produção de moda bastante diversificada e rica e o selo reconhece essas características. Nós realizamos consultorias junto aos empresários e damos orientações sobre texturas, modelagens, propostas de coleção, entre outros aspectos das peças. Daí identificamos aquelas que se destacam pela inovação, sustentabilidade, design e criatividade”, pontua Graça Cabral.

As peças que recebem a tag “SPFW AMA” ampliam a visão do consumidor para a marca. Além das etiquetas nos produtos escolhidos, o selo poderá ser aplicado nas vitrines das lojas físicas e virtuais das marcas, bem como em suas redes sociais.

São Paulo Fashion Week N47

Uma das novidades do SPFW N47 foi a estréia de cinco novas marcas de pequenos e médios negócios. Com o tema “Qual é a sua Utopia?”, a última edição foi também a com maior diversidade de raças, corpos e gêneros dominando a passarela.

A modelo piauiense Mari Ramos brilhou na passarela do evento, desfilando para as marcas Ocksa e Flávia Aranha, uma referência nacional da moda sustentável. O Piauí foi destaque também na popup store da SPFW, com as joias da designer Maihara Brandão.

“A empresa piauiense Maihara Brandão participou como expositora do espaço Cartel 011, um marketplace em que foram apresentadas peças de moda e design. Essa participação foi viabilizada pelo Sebrae no âmbito do convênio com o In-Mod”, destaca a gerente do Sebrae no Piauí, Mirna Rocha.

E uma curiosidade para aqueles que participarão do SPFW Day é que a modelo recordista de desfiles, da última edição da maior semana de moda do país, foi a afro descendente Amira Pinheiro, que é também uma das protagonistas do editorial de moda “Made in Brasil”, que será apresentado em exposição durante o evento.

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