Fechar
GP1

Mundo

Paulo Guedes diz que eleição de Biden não atrapalha crescimento brasileiro

Ministro da Economia admitiu a vitória iminente do candidato democrata e disse que o Brasil vai 'crescer independentemente do que acontecer lá fora'.

Depois da torcida explícita do presidente Jair Bolsonaro pela reeleição do presidente norte-americano Donald Trump, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que a vitória do candidato democrata Joe Biden não atrapalhará o crescimento do Brasil.

Se até ontem Bolsonaro se apegava à máxima de que “a esperança é a última que morre”, como chegou a dizer a apoiadores, Guedes foi um dos primeiros integrantes do governo a admitir que a vitória do democrata é iminente, como mostram as apurações dos votos nos EUA.

“Havendo a mudança nos Estados Unidos eventualmente, e parece que os dados indicam que está próximo isso acontecer, não afeta a nossa dinâmica de crescimento. O Brasil vai crescer independentemente do que acontecer lá fora”, afirmou, em evento virtual do Itaú.

“Não vamos superestimar relacionamento político, crescimento do Brasil depende de nós. As relações lá fora, umas ajudam, outras atrapalham. Pode ser que a proximidade com um país ajude geopoliticamente e atrapalhe na tecnologia, ou vice-versa”, completou.

De acordo com o ministro, a agenda de abertura comercial da economia brasileira segue “inabalada”, mas tem que ser feita em conjunto com a melhoria do ambiente de negócios, “sem ingenuidade”. “Não podemos ser trouxas”, acrescentou.

Ele ressaltou que em todas as janelas, o Brasil tem baixado a tarifa de importação de produtos, como nos recentes aumentos do preço interno do arroz e da soja.

Ele disse ainda que é importante que o Brasil tenha bons relacionamentos com os países Europeus e que se entenda com eles na questão ambiental, mas alegou que há interesses comerciais por detrás das críticas à falta de preservação do meio ambiente pelo atual governo brasileiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paulo Guedes agradece aprovação de autonomia do BC no Senado

Paulo Guedes diz que nota de R$ 200 deve durar pouco tempo no Brasil

'Tomara que São Paulo pague sua vacina', diz ministro Paulo Guedes

Paulo Guedes diz que Brasil não deve ter 2ª onda de covid-19

Ministro Paulo Guedes prevê tombo menor do PIB em 2020

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.