Fechar
GP1

Piauí

Personalidades e instituições são homenageadas no Dia do Piauí

As solenidades obedeceram todos os cuidados sanitários recomendados pelas autoridades em saúde.

O Dia do Piauí, comemorado no dia 19 de outubro, foi lembrado em Teresina com uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e com a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Estadual Renascença do Piauí, no Clube dos Diários. Na oportunidade, o Governo do Estado homenageou personalidades que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do Piauí.

Este ano, por conta dos cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus, os eventos foram realizados de forma reservada a convidados e transmitidos pelas redes sociais do governo e emissoras de TV. As solenidades obedeceram todos os cuidados sanitários recomendados pelas autoridades em saúde.

  • Foto: Divulgação/AscomGovernador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

“É um prazer estar aqui e poder homenagear pessoas do Piauí e Brasil, e também ter esse momento em que relembramos a história da Independência do Piauí. É claro que a gente olha para o passado com o orgulho que devemos ter da nossa história. O Brasil é esse país continental extraordinário com 8.516.000 km² graças à coragem e a força do povo do Piauí, junto aos maranhenses e cearenses que aqui rebelaram e botaram para fora os portugueses. E mesmo com nossos erros e acertos, foi essa independência que nos permitiu sermos os donos dos nossos destinos”, comentou o governador Wellington Dias.

“Aqui, vimos alunos filhos de agricultores aprovados em primeiro lugar em medicina, professores reconhecidos internacionalmente, empreendedores, músicos e pessoas que têm contribuído para elevar o nome do nosso estado. Temos a missão de trabalhar nas mais diversas áreas com um programa de desenvolvimento, o PRO Piauí, no qual também vamos trazer esse olhar para a educação. Hoje, vimos aqui se destacando esse Piauí que está acontecendo e vamos trabalhar com muita confiança no desenvolvimento e, se Deus quiser, vamos alcançar”, ressaltou o chefe do Executivo piauiense.

Entre os homenageados da noite estava o músico Anderson Rodrigues, que na oportunidade lançou a música “Serra do Amor”, em parceria com o poeta Salgado Maranhão, que fala do primeiro beijo retratado na Serra da Capivara. “Estou muito feliz com a comenda, e vou continuar trabalhando duro para levar o nome do Piauí cada vez mais pelo Brasil, o país precisa conhecer o Piauí musicalmente”, disse o artista.

O jovem Lucas Santos, com apenas 19 anos, filho de agricultores da zona rural de Pajeú, estudante da escola pública e primeiro colocado no Enem 2019, tendo sido aprovado em 1º lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), também foi um dos homenageados. “Ainda estou muito surpreso. Eu só tenho a agradecer ao governador e todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui”, disse o estudante.

O primeiro paciente com Covid-19 que teve alta do Hospital de Campanha do Verdão também foi um dos homenageados como símbolo da luta contra o novo coronavírus. Marcondes Santos, além de agradecer pelo tratamento, enfatizou o respeito a todos os médicos que fazem a linha de frente. “Cada um deles deveria receber essa medalha”, comentou Santos.

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, que também foi agraciado com a comenda, falou em nome de todos os homenageados e ressaltou a “arte nobre de agradecer”. “Essa missão de falar em nome dos homenageados desempenho com gesto de gratidão ao estado do Piauí porque essa terra nasce e renasce como o sol do equador. Quando se fala do Piauí, não há como sempre vir acompanhada de uma confissão: porém mais forte é o valor humano do seu povo. O abraço do Piauí é cativante”, destacou o religioso.

O deputado federal pelo estado do Ceará, Mauro Benevides Filho, também foi um dos agraciados e disse que a homenagem foi mais um estímulo para continuar o trabalho já desenvolvido. “Grato pelo reconhecimento de um trabalho feito no Congresso Nacional sempre alicerçado com companheiros e companheiras que entendem a necessidade do Brasil crescer, de diminuir o número de 14 milhões de desempregados, os índices de extrema pobreza. Esse é um processo de estímulo para me reanimar ainda mais. O Nordeste não é problema para o Brasil. O Brasil precisa do Nordeste para crescer e se desenvolver. Saio daqui, no Dia do Piauí, ainda mais fortalecido na certeza que essas transformações são cada vez mais necessárias”, disse o parlamentar.

A empresa Ambev foi uma das instituições homenageadas. Nesta data, a empresa lançou a cerveja à base de caju que será comercializada em todo o Brasil e que leva o nome Berrió, uma alusão ao período conhecido no Piauí como B-R-O-Bró, que compreende aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, considerados os mais quentes dos ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.