Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Pesquisadores monitoram tartaruga gigante encontrada em Parnaíba

A tartaruga possui um tamanho de 1,68m e recebeu um transmissor no casco para ser monitorada via satélite.

Uma tartaruga-de-couro foi encontrada nesta quarta-feira (19), na praia Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, no litoral piauiense. Ela agora será monitorada por uma equipe do Instituto Tartarugas do Delta por meio de um satélite.

A tartaruga possui um tamanho de 1,68m e recebeu um transmissor no casco. Até o momento, a equipe confirmou três ninhos de tartaruga-de-couro no litoral piauiense na temporada reprodutiva de 2019.

Outros ninhos foram encontrados na praia do Arrombado em Luís Correia e na praia Pedra do Sal. Os ninhos são identificados com estacas do Instituto Tartarugas do Delta. A região faz parte da Área de Proteção Ambiental – APA do Delta, onde o Instituto Tartarugas do Delta ajuda nos trabalhos de conservação desses animais, criticamente ameaçados de extinção.

  • Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do DeltaTartaruga encontradaTartaruga encontrada

A equipe do Instituto monitora a tartaruga-de-couro durante o comportamento reprodutivo que ocorre todos os anos a partir do mês de maio. Com os transmissores, o acompanhamento é feito via satélite e dessa maneira os biólogos conseguem entender melhor o comportamento das tartarugas e traçar melhores estratégias para manejo e conservação da espécie.

Esse é um projeto financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e executado pelo Instituto Tartarugas do Delta.

Trabalho é realizado com as parcerias da UFPI, UESPI, SESC, ICMbio, APA Delta do Parnaíba, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e Agência Nacional de Petróleo - ANP.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.