Fechar
GP1

Polícia

PF fiscaliza embarcações clandestinas em portos do Brasil

Agentes participaram de exercícios simulados para testar funcionários dos terminais em Santos (SP), Paranaguá (PR) e Itajaí (SC).

A Polícia Federal montou um plano de trabalho para intensificar a fiscalização dos portos brasileiros, aumentar a segurança nos terminais e evitar a entrada de embarcações clandestinas e de drogas no País.

Organizações do narcotráfico têm usado portos brasileiros para fazer a remessa de toneladas de cocaína, ocultando a droga em contêineres com mercadorias lícitas para exportação com destino à Bélgica e à Itália, principalmente.

Nesta terça, 25, policiais federais fizeram exercícios simulados para verificar a eficácia do Plano de Segurança Portuária nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Itajaí (SC).

  • Foto: Divulgação/ Polícia FederalPolícia Federal fiscaliza embarcações clandestinas no Brasil  Polícia Federal fiscaliza embarcações clandestinas no Brasil

Durante a operação, a PF simula o acesso irregular aos terminais, descumprindo os protocolos de segurança, para verificar a conduta dos funcionários dos portos. Além disso, os agentes analisam a eficácia da segurança portuária em casos como a entrada não autorizada de embarcações nos terminais e da introdução de drogas em contêineres.

Em nota, a corporação informou que tem executado projetos para desenvolver protocolos de segurança adequados aos complexos portuários nacionais e ao cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias, incorporado pela legislação brasileira em agosto do ano passado via Decreto nº 9.988.

Operação Além Mar

Na esteira das ações para combater irregularidades e intensificar a segurança portuária, a PF deflagrou, na semana passada, a Operação Além Mar, que desarticulou um esquema de tráfico internacional de drogas controlado por grupos brasileiros. Somente entre março e junho deste ano, os agentes apreenderam uma tonelada e meia de cocaína relacionada às organizações criminosas investigadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.