Eleições 2020

Piauí apresenta grande número de inscrições para mesários voluntários

Cerca de 7.500 pessoas já se inscreveram até o início de setembro.

Kamilo Carvalho
Teresina
10/09/2020 15h16 - atualizado 15/09/2020 09h42

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) registrou que até o início do mês de setembro a plataforma online de inscrições para mesários voluntários nas eleições 2020 possuía cerca de 7.500 inscritos. Os dados são considerados altos mesmo com as medidas impostas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com Hugo Leonardo Ferreira Leite, representante do Grupo de Trabalho Mesários (GT - Mesários) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Piauí e Chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais, Inspeção e Correição do TRE-PI, o número representa quase o dobro de inscritos em 2018, quando o Piauí registrou um total de 4.091 pessoas interessadas em atuar nas eleições.

“Em 2020, comemoramos a expressiva marca de 7.500 mesários voluntários. Isso corresponde a quase o dobro do que tivemos em todo o ano de 2018. Por isso, o TRE-PI agradece a participação de todos, deseja uma boa eleição e lembra: até o dia 16 de setembro (os interessados) podem se voluntariar nessa mesma plataforma (site do TRE-PI ou aplicativo e-Título)”, afirmou.

Benefícios de ser mesário

Os mesários voluntários recebem auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, e trabalhando na função a que for designado no dia da votação. No Piauí, o voluntário recebe isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais e pode utilizar o tempo de serviço como crédito em curso de extensão se for aluno da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ou Instituto Federal do Piauí (IFPI).