Fechar
GP1

Piauí

Piauí é destaque na geração de energias renováveis, diz Wilson Brandão

“No cenário da energia eólica, o Piauí está entre os maiores produtores do Brasil, ocupando o quinto lugar em valor de capacidade instalada", disse Wilson Brandão.

O Piauí tem se projetado no mercado de geração de energia no Brasil, com destaque para as energias renováveis. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o estado produziu 7068 GWh de energia elétrica no ano de 2018, enquanto consumiu apenas 3408 GWh no mesmo ano.

O secretário piauiense de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper), Wilson Brandão (Progressistas), que está licenciado do mandato de deputado estadual, disse ao GP1 neste domingo (26), que o Piauí apresenta grande potencial de geração de energias solar e eólica e que já possui em sua matriz energética, grandes empreendimentos de geração centralizada em operação.

“No cenário da energia eólica, o Piauí está entre os maiores produtores do Brasil, ocupando o quinto lugar em valor de capacidade instalada. Já no cenário da energia solar fotovoltaica, o Estado ocupa o segundo lugar em valor de capacidade instalada”, contou Brandão.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wilson BrandãoWilson Brandão

EPE

De acordo com a EPE, a geração de energia elétrica no Piauí quase dobrou de 2015 para 2016 e em 2018 praticamente quintuplicou a quantidade gerada em 2015, representando um grande avanço para o Estado.

O secretário disse que a tendência é que os números continuem aumentando, uma vez que, o Piauí teve um elevado número de projetos cadastrados nos últimos leilões de energia realizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), principalmente empreendimentos fotovoltaicos. Conforme dados da agência, o Estado possui um total de 33 empreendimentos em construção, sendo 24 de fonte eólica e 9 de fonte solar fotovoltaica.

A ANEEL aponta ainda a existência de mais 33 empreendimentos com construções não iniciadas, sendo 14 destes do setor eólico e 19 do solar fotovoltaico. "Vale destacar os benefícios que esses empreendimentos levam à população local já que todos eles contam com uma geração média de 300 empregos diretos em sua fase de instalação, além de empregos indiretos ao movimentar o comércio, restaurantes, postos de combustível, entre outros”, pontuou o secretário da Mineração.

Sistema

O suprimento de energia elétrica em todas as regiões do País, que são interligadas eletricamente, se dá através de um conjunto de instalações e equipamentos que formam o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A interconexão do SIN se dá por meio da malha de transmissão, propiciando a transferência de energia. Portanto, para atender à crescente demanda de geração de energia, também são necessárias novas linhas de transmissão. No Piauí, os resultados dos últimos leilões de transmissão apontam grande expansão da malha energética.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias recebe empresários do setor de energias renováveis

Empresa chinesa escolhe o Piauí para investir em energias renováveis

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.