Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o 3º estado com mais jovens analfabetos do país, diz IBGE

o Piauí possui a 3ª maior taxa de analfabetismo entre as pessoas com pelo menos 15 anos de idade, ficando atrás apenas de Alagoas (17,1%) e Paraíba (16,1%). 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue divulgando os resultados da PNAD Contínua - Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e apontou que no Piauí as pessoas a partir dos 15 anos de idade estão ocupando a taxa de analfabetismo de 16%. Isso indica que os mais jovens estão tendo mais acesso à educação.

Mesmo com um resultado positivo, o Piauí possui a 3ª maior taxa de analfabetismo entre as pessoas com pelo menos 15 anos de idade, ficando atrás apenas de Alagoas (17,1%) e Paraíba (16,1%). A menor taxa é do Rio de Janeiro, com apenas 2,1% da população de 15 anos ou mais analfabeta.

O índice do Piauí (16%) é mais do que o dobro verificado para o Brasil (6,6%) em 2019. Na comparação com 2016, tanto o estado quanto o país tiveram queda nos indicadores de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais de idade. O Brasil tinha taxa de 7,2% em 2016 e o Piauí de 17,2%. No entanto, considera-se o indicador obtido para o estado do Piauí como estatisticamente estável nesse período.

Analfabetismo entre idosos

Cerca de 41,3% dos piauienses com 60 anos ou mais são analfabetos. Apenas o Maranhão tem taxa maior nesse grupo etário: cerca de 45,9%. No Brasil, aproximadamente 18% dos idosos são analfabetos, menos da metade do registrado no Piauí.

Há diferença na proporção de idosos analfabetos de acordo com a cor ou raça. Entre as pessoas de cor ou raça branca com 60 anos ou mais no Piauí, cerca de 31,3% são analfabetas. Já entre os idosos de cor ou raça preta ou parda, o percentual é de 43,4%.

A pesquisa também mostra que a proporção de pessoas analfabetas no Piauí aumenta quanto mais velho o grupo populacional. Já a quantidade de anos de estudo cresce de maneira inversamente proporcional à idade: quanto mais velhos, menos anos de estudo.

NOTÍCIA RELACIONADA

IBGE: mais de 40% dos idosos do estado Piauí são analfabetos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.