Fechar
GP1

Piauí

Piauí é o estado do Nordeste que mais pode perder municípios

Na lista dos estados nordestinos, atrás do Piauí, estão, respectivamente, Paraíba; Rio Grande do Norte; Sergipe; Bahia; Pernambuco; Alagoas; Maranhão e por último Ceará.

Com a proposta do pacote econômico do Governo Federal, que prevê uma regra para a fusão de municípios, o Piauí pode perder quase 80 municípios e com isso se tornaria o estado do Nordeste com mais cidades extintas.

Os dados que foram analisados pela reportagem do GP1, mostram que entre os nove estados que compõe a região Nordeste do País, somente, somente o Ceará não teria risco de perder municípios. No Piauí, o total é de 78 cidades.

Na lista dos estados nordestinos, atrás do Piauí, estão, respectivamente, Paraíba; Rio Grande do Norte; Sergipe; Bahia; Pernambuco; Alagoas; Maranhão e por último Ceará.

Conforme a regra do pacote econômico, municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação menor que 10% da receita total terão que ser incorporados pelo município vizinho. Se aprovada por deputados e senadores, a extinção de municípios será feita a partir de 2026.

Os municípios que estiveram melhor nas contas absorvem os piores até o limite de três.

Confira o ranking no NE:

Piauí – 78

Paraíba – 63

Rio Grande do Norte – 40

Sergipe – 11

Bahia – 10

Pernambuco – 10

Alagoas – 5

Maranhão – 4

Ceará – 0

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PEC que propõe extinguir municípios incomoda prefeitos do Piauí

Extinção de municípios do Piauí vai acabar com 78 cargos de prefeito e 702 de vereador

Governo Federal propõe a extinção de 78 municípios do Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.