Fechar
GP1

Piauí

Piauí questiona STF sobre distribuição do Bolsa Família no Nordeste

Ação Cível original é assinada por procuradores dos estados do Maranhão, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

O Piauí e mais cinco estados do Nordeste entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para questionar a União sobre os critérios de distribuição do Bolsa Família, pois apenas 3% das novas concessões do programa em janeiro foram para a região Nordeste.

A região, concentra um total de 36,8% das famílias em situação de pobreza. A ação dos estados solicita que a Corte determine à União, “observada a regência e os objetivos constitucionais, despense aos beneficiados inscritos nos estados autores tratamento isonômico (…), sob pena de aplicação de multa pecuniária por descumprimento da obrigação de fazer liminarmente imposta”.

Ação Cível original é assinada por procuradores dos estados do Maranhão, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

“Não se trata, evidentemente, de valorar a extrema pobreza conforme a unidade da federação. Trata-se, tão somente, de se defender tratamento isonômico e com base nos critérios legais e constitucionais. Ora, se não há nas disposições da Lei 10.836/2004 qualquer critério territorial, e se os comandos constitucionais indicam o combate às desigualdades regionais, o comportamento discriminatório da União é ilegal, arbitrário e inconstitucional”, diz trecho da ação.

MPF pediu explicações

O Ministério Público Federal pediu explicações para que o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, esclareça os critérios de concessão do Bolsa Família. O pedido de informações foi feito após a Região Nordeste ficar com apenas 3% das famílias contempladas, enquanto isso, Sul e Sudeste foram priorizadas e receberam 75% das novas concessões.

A solicitação foi feita por meio de ofício assinado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). A Procuradoria da República da Bahia também assina o documento. Caso o ministro não resposta no prazo de cinco dias, poderá responder judicialmente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MPF dá cinco dias para Onyx explicar critérios do Bolsa Família

Governadores do Nordeste vão tentar 'blindar' o Bolsa Família

Senadores vão ao TCU pedir auditoria em Bolsa Família no Nordeste

Nordeste fica só com 3% das concessões do Bolsa Família

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.