Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Piauí realiza testagem para a covid-19 em mais de 200 municípios

Atualmente, foram distribuídos 30 mil testes rápidos, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), para utilização pelas equipes do Programa Saúde da Família.

O Governo do Estado informou neste sábado (11) que o programa Busca Ativa, que realiza testes e detecta casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já chegou em mais de 200 municípios do Piauí desde o início da pandemia. As ações do programa mobilizam equipes de saúde para irem ao encontro de pessoas infectadas e outras que tiveram contato com elas.

O programa Busca Ativa, que é executado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com os municípios, está presente em 208 cidades piauienses. Atualmente, foram distribuídos 30 mil testes rápidos, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), para utilização pelas equipes do Programa Saúde da Família.

  • Foto: Divulgação/AscomTestes rápidos para o coronavírusTestes rápidos para o coronavírus

Através das visitas, foram identificadas centenas de pessoas infectadas que não manifestavam sintomas e, por consequência, não tratavam a doença e ainda transmitiam para outras pessoas.

Monitora covid-19

Outro recurso do governo estadual é o aplicativo Monitora Covid-19 para a assistência precoce à população. Por meio dele, qualquer pessoa pode comunicar eventuais sintomas da doença e terá seu quadro avaliado por um suporte médico disponibilizado pela Sesapi.

Os profissionais monitoram o quadro do paciente por 14 dias, auxiliam com informações e quando necessário, encaminham para atendimento na rede de saúde antes do agravamento. De acordo com a Sesapi, o Monitora Covid-19 já realizou mais de 3 mil atendimentos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira os bairros de Teresina com mais casos de covid-19

Covid-19: Teresina registra mais 6 mortes e chega a 505 óbitos

Covid-19: HGV realizou mais de 5 mil testes em funcionários públicos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.