Fechar
GP1

Piauí

Piauí registra 48% de mortes de trabalhadores na construção civil

As situações mais comuns são: choques elétricos, soterramento, queda de altura e queda de material sobre o trabalhador.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (STRE-PI) realizou um levantamento de dados que apontou 96 mortes por acidentes de trabalho entre os anos de 2012 e 2018.

Conforme os dados, 46 mortes ocorreram na indústria de construção civil, o que corresponde a 48% do total de mortes por trabalho. As situações mais comuns são: choques elétricos, soterramento, queda de altura e queda de material sobre o trabalhador.

No dia 14 de março, um homem identificado como Antônio Silva Santos, 58 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma draga próximo a ponte que liga o bairro Nova Teresina ao Mocambinho. Devido a esse caso, o Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) vai realizar o acompanhamento dos serviços de draga no município, com o objetivo de adequar as normas de saúde e segurança do trabalho.

A SRTE-PI aponta que, em 2017, o Brasil registrou mais de 549 mil acidentes de trabalho, mas alerta que esses dados são subnotificados. Já o Ministério Público do Trabalho no Piauí recebeu 84 denúncias envolvendo acidentes de trabalho típicos ou por equiparação nesse período. Também foram abertos 220 inquéritos civis e firmados 101 Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Para prevenir acidentes em canteiros de obras, é necessário cumprir requisitos básicos, como: manter a obra organizada, obedecer às Normas Reguladoras, que dispõem sobre as corretas instalações nos canteiros de obras, a fim de evitar choques elétricos, quedas e soterramentos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, capacitar os colaboradores, além do fornecimento e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além de garantir que sejam realmente utilizados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem morre após sofrer descarga elétrica em draga em Teresina

MPT vai fiscalizar situação de dragas após morte em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.