Ciência e Tecnologia

Piauí tem o menor número de faltosos no primeiro dia do Enem

Ao todo, dos 119.379 inscritos estudantes inscritos no Piauí, 97.294 compareceram ao Enem.

Brunno Suênio
Teresina
05/11/2018 08h04 - atualizado 08h04

No primeiro dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o estado do Piauí apresentou o menor número de abstenções em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enquanto em alguns estados da federação a taxa chegou à faixa de 30%, no Piauí, o resultado foi de apenas 18,5%.

O Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, destacou uma ação da pasta, que contribuiu para que os alunos não perdessem a oportunidade de fazer o Enem, que é o Passe Livre, através do projeto Pré-Enem Seduc. “Mais uma vez conseguimos garantir o Passe Livre, para que mais de 6 mil alunos da rede pública estadual de Teresina chegassem aos seus locais de prova. No Piauí, só temos aplicação do exame em 32 municípios, dos 224, então a logística de descolamento é maior e, por isso, não tenho dúvida que esse projeto influencia diretamente no percentual de estudantes presentes à prova. Se próximo domingo mantivermos esse índice, vamos conseguir, pela terceira vez, ser o Estado com o maior número de participantes no Enem”, pontuou.

Ao todo, dos 119.379 inscritos estudantes inscritos no Piauí, 97.294 compareceram ao Enem e 22.085 não fizeram a prova. O INEP lançou ainda números gerais em todo o Brasil. Mais de 5,5 milhões de pessoas se inscreveram nesta edição, porém, mais de 1 milhão de estudantes não participaram do primeiro dia de aplicação das provas.