Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Picoenses participam de romaria a Canindé e Juazeiro do Norte

Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa, desde 2005 a romaria é comandada pelo deputado Nerinho (PTB).

José Maria Barros/GP1 1 / 12 Romeiros fazem oração antes da partida Romeiros fazem oração antes da partida
José Maria Barros/GP1 2 / 12 Romaria conta com cerca de 30 ônibus Romaria conta com cerca de 30 ônibus
José Maria Barros/GP1 3 / 12 Nerinho posa com devotos Nerinho posa com devotos
José Maria Barros/GP1 4 / 12 Nerinho fala aos romeiros antes da saída da caravana Nerinho fala aos romeiros antes da saída da caravana
José Maria Barros/GP1 5 / 12 José Néri fala sobre o início da romaria José Néri fala sobre o início da romaria
José Maria Barros/GP1 6 / 12 José Néri comanda oração antes da partida da romaria José Néri comanda oração antes da partida da romaria
José Maria Barros/GP1 7 / 12 Frase escrita na traseira dos ônibus Frase escrita na traseira dos ônibus
José Maria Barros/GP1 8 / 12 Devotos com o deputado Nerinho Devotos com o deputado Nerinho
José Maria Barros/GP1 9 / 12 Devotos com as tradicionais vestes de São Francisco Devotos com as tradicionais vestes de São Francisco
José Maria Barros/GP1 10 / 12 Devotos aguardam saída da romaria Devotos aguardam saída da romaria
José Maria Barros/GP1 11 / 12 Devotos a espera da saída da romaria Devotos a espera da saída da romaria
José Maria Barros/GP1 12 / 12 Desde 2013 romaria é feita em ônibus Desde 2013 romaria é feita em ônibus

Cerca de 1.400 romeiros deixaram Picos na noite de ontem, 30, com destino às cidades-santuário de Canindé e Juazeiro do Norte, situadas no estado do Ceará. Eles vão pagar promessas a São Francisco de Assis e ao Padre Cícero Romão Batista e, aproveitam também para renovar os pedidos por novas graças.

Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa, a romaria a Canindé e Juazeiro do Norte começou em 1975. Desde o ano de 2005 é organizada e patrocinada pelo deputado Nerinho (PTB). Antes, os romeiros viajavam em paus de arara, mas a partir de 2013 o trajeto passou a ser feito em ônibus.

Cerca de 1.400 romeiros alojados em 30 ônibus integram a caravana que deixou a cidade de Picos ontem à noite. Eles chegaram hoje pela manhã em Canindé e a noite se deslocam para Juazeiro do Norte, onde passam toda a quinta-feira e retornam a Picos às 15 horas da próxima sexta-feira, 2 de novembro, dia de finados.

Segundo o deputado Nerinho, a maioria dos romeiros é formada por gente humilde, que não tem condições de pagar a passagem para essas duas cidades. A caravana com cerca de 30 ônibus e pelo menos 1400 pessoas, inclui crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Muitos deles trajam as tradicionais vestes de São Francisco de Assis.

“Nós realizamos essa romaria todos os anos e se pudéssemos levaríamos mais gente! O problema é que realmente as despesas aumentaram muito. No período do pau de arara era muito mais barato, agora todos esses ônibus são fretados e temos que fazer uma espécie de seleção. Levamos, de preferência, aqueles romeiros que já nos acompanham há muitos anos” – explica Nerinho.

De acordo com Nerinho, a romaria é um momento mais de agradecimento. “Trata-se de algo que faço com prazer e em prol desses romeiros que acreditam no Padre Cícero e em São Francisco de Assis. Repito, é uma viagem de gratidão e agradecimento por tudo o que alcançamos de bom” – pontua o deputado.

Tradição

Idealizada pelo ex-prefeito de Picos, José Néri de Sousa (PTB), a primeira romaria a Canindé e Juazeiro do Norte aconteceu no ano de 1975. De 2005 para cá a organização ficou a cargo do deputado Nerinho e, desde 2013 devido à proibição da utilização dos caminhões paus de arara, a peregrinação acontece em uma única viagem, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Antes, os romeiros deixavam a cidade de Picos no dia 2 de outubro e seguiam para Canindé para a Festa de São Francisco de Assis, em 4 do mesmo mês. No dia 31 de outubro, seguiam rumo a Juazeiro do Norte para participar da Festa de Padre Cícero Romão Batista, cujo ponto alto acontece em 2 de novembro.

O ex-prefeito José Néri lembra que, a romaria inicialmente organizada por ele e depois pelo deputado Nerinho, não é fruto de nenhuma promessa. “Naquele tempo eu era representante da Antarctica e nesse período as pessoas me procuravam para pagar a passagem deles para Canindé e Juazeiro. Então eu percebi que não me custava nada, já que tinha a frota da empresa e assim começou tudo” – recorda.

Concentração

Como de costume a concentração acontece na Avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Canto da Várzea, em frente ao prédio onde funcionava a Distribuidora Antarctica. Antes de partir, os romeiros fazem orações e pedem proteção para que a viagem transcorra sem nenhum incidente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.