Fechar
GP1

Política

Piso nacional dos Professores no PI é repercutido em Brasília e líder garante Frente contra ADIN

De acordo com o líder do Governo na Assembléia Legislativa

Classificando como um atentado ao magistério e destacando o exemplo do Piauí em seu discurso na Comissão de Educação da Câmara Federal, o deputado João de Deus (PT) garantiu que instalará uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa do Piso Nacional dos Professores.

De acordo com o líder do Governo na Assembléia Legislativa, o movimento que também acontecerá em outros Estados, é uma defesa contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada no Supremo Tribunal Federal por cinco governadores, numa tentativa de barrar o processo de implantação do benefício.

João de Deus, único parlamentar da bancada estadual piauiense que participou hoje (19) do lançamento da Frente Nacional em Defesa do Piso dos Professores, em Brasília, afirmou que o ministro da Educação, Fernando Hadad, citou o governador Wellington Dias (PT) e posicionou-se pela constitucionalidade da Lei.

“O ministro disse que Wellington Dias foi o único governador a participar, no Congresso Nacional, de todas as discussões sobre o piso e se negou a assinar a ADIN. Ele fez questão de destacar que o Piauí tem o menor PIB per capto do país, mas mesmo assim já enviou para a AL a proposta de R$ 980. Além disso, o ministro disse que o valor de R$ 950 para o piso foi obtido de acordo com a planilha dos Estados mais pobres e, por ironia do destino, são os Estados mais ricos que não querem pagar”, destacou.

Para o deputado, que retorna ainda hoje para Teresina, a ADIN não deve prosperar, justificando que a Advocacia Geral da União e o Ministério Público Federal já deram parecer favorável pela constitucionalidade do piso. João de Deus prometeu ainda mobilizar a sociedade e principalmente os professores a favor da luta.

“No Ceará o governador Cid Gomes está sendo pressionado e já começaram a recolher assinaturas contra seu posicionamento. No Piauí, vamos fazer o que for preciso em defesa do piso”, confirmando ainda que o deputado federal Átila Lira (PSB-PI), senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Ideli Salvatti (PT-SC), além de representantes da União Nacional dos Estudantes e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, também participaram do movimento em Brasília.

Finalizando, o deputado João de Deus confirmou que a coordenadora da Frente Nacional em Defesa do Piso dos Professores é a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN).

A ADIN foi movida pelos governadores do Ceará (Cid Gomes-PSB), Mato Grosso do Sul (André Puccinelli -PMDB), Santa Catarina (Luis Henrique-PMDB), Paraná (Roberto Requião-PMDB) e Rio Grande do Sul (Yeda Crusius-PSDB). Outros cinco governadores apóiam a proposta, São Paulo (José Serra-PSDB), Minas Gerais (Aécio Neves-PSDB), Roraima (Anchieta Júnior-PSDB), Tocantins (Marcelo Miranda-PMDB) e do Distrito Federal (José Arruda-DEM).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.