Teresina - PI

PM realiza solenidade em alusão ao Dia de Tiradentes em Teresina

“Trata-se de uma figura importantíssima para o nosso país e se torna o patrono da Polícia Militar e civil, que é Tiradentes", disse Fábio Abreu.

Jonas Carvalho
Teresina
Laura Moura
Teresina
17/04/2019 11h04 - atualizado 12h10

Polícia Militar realiza cerimônia em alusão ao Dia de Tiradentes

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Militar do Piauí realizou uma solenidade em alusão ao Dia de Tiradentes, que será comemorado no próximo dia 21. Na ocasião, policiais civis, militares e bombeiros foram homenageados e condecorados com medalhas no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

Presente na cerimônia, o secretário de segurança Fábio Abreu destacou Tiradentes como patrono dos policiais e declarou a figura histórica como importantíssima para a corporação atuante no estado.

“Trata-se de uma figura importantíssima para o nosso país e se torna o patrono da Polícia Militar e civil, que é Tiradentes. E isso representa a bravura desses policiais, nós temos aqui a oportunidade de homenagear, conceder medalhas a esses bravos policiais e a partir de então a nossa obrigação de reafirmar o nosso compromisso com esses policiais”, disse.

Também presente na cerimônia, a vice-governadora, Regina Sousa (PT). Ela destacou a importância do que chamou de "martir da independência" para a história de emancipação do país. De acordo com a petista, as ideias de Tiradentes se propagaram deliberando uma revolta e alfinetou dizendo que isso "niguém prende", em alusão à prisão do ex-presidente Lula.

“Eu acho que nesse momento é importante homenagear os policiais que estão presentes nesse corporação, por conta do tempo que eles têm dedicado ao serviço há mais de dez, vinte, trinta anos, mas também que é o patrono, que neste momento é motivo de muita confusão neste país e é importantíssimo lembrar que ele teve uma causa, lutou e morreu por ela. Isso não foi em vão porque trinta anos depois o Brasil tornou-se independente. Ele deixou as ideias e isso é importante porque elas se propagam, ninguém prende e ninguém apaga", disse.

Segundo o comandante da Polícia Militar, Lindomar Castilho, “Tiradentes foi um herói nocional, um homem que lutou pela independência do Brasil defendendo os interesses do povo brasileiro" e destacou a impotância de congratular policias com grande tempo de serviço na corporação.

"Hoje estar comemorando Tiradentes é também reconhecer o papel da Polícia Militar e termos a oportunidade de estarmos agraciando policiais militares que, ao longo de sua carreira, têm dedicado a sua vida em prol da segurança do estado. Aqui reconhecemos policiais de dez, vinte e trinta anos de serviço, policiais que desde o seu ingresso se dedicam em defender o estado democrático de direto que é o estado do Piauí", ressaltou.

Operação Semana Santa

O secretário Fábio Abreu também falou sobre a operação Semana Santa, que iniciará na próxima quinta-feira (18) e findará no Domingo de Páscoa.

“A operação faz parte do nosso calendário. Vamos estar trabalhando principalmente a parte de bloqueio nas estradas do nosso estado e a Delegacia de Entorpecentes está com esse papel de fazer essas buscas utilizando o canil tanto da Polícia Civil como da Polícia Militar”, informou.

Novos investimentos

Segundo Abreu, a sua gestão buscará, junto ao governador Wellington Dias (PT), a reestruturação das unidades policiais além da aquisição de novos equipamentos para a corporação, assim como foi feito para a implantação do projeto PMPI Mobile.

“Nós temos como prioridade a reestruturação das unidades policiais civis e militares e do Corpo de Bombeiros, a questão dos equipamentos para os nossos profissionais, a questão da tecnologia além desse sistema mobile, nós vamos estar buscando avançar nesse sistema que nós temos com o apoio da tecnologia”, completou.