Fechar
GP1

Política

PMDB muda de nome após 37 anos e volta a ser apenas MDB

A mudança aparece em um momento que o partido passa por alguns escândalos de corrupção.

Durante a convenção nacional do PMDB, o presidente Michel Temer anunciou que 37 anos depois, o partido voltará a se chamar apenas de Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A alteração ainda terá de ser ratificada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Nós estamos recuperando o nome do MDB e, junto com a recuperação do nome, queremos ter causas claras para lutar pela sociedade brasileira”, afirmou o senador Romero Jucá (RR), presidente do partido.

O presidente Michel Temer avisou que não iria participar do encontro, mas decidiu ir para exaltar o período que está à frente do governo. Ainda sem muita prática, Michel alternava em seu discurso o nome do partido com e sem o P. Temer encerrou seu discurso com um “viva ao nosso MDB”.

Segundo o jornalista Guilherme Venaglia, da Revista Veja, a mudança de nome do partido é uma estratégia de recuperar o prestígio que o partido tinha durante o Regime Militar. Em 1966, com o bipartidarismo, o MDB foi fundado para agregar forças de oposição que trabalhavam pela redemocratização.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMichel TemerMichel Temer

Impopularidade

O partido passa por mau bocados desde que Michel Temer decidiu demonstrar sua insatisfação em ser um “vice decorativo” e apoiou o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A popularidade do presidente, segundo dados da pesquisa Ibope, feita no fim de setembro de 2017, vai declinando com o passar dos meses.

Apenas 3% da população considera o Governo Temer como ótimo ou bom. 77% da população questionada considera ruim ou péssimo o trabalho do presidente peemedebista.

A mudança acontece também com uma onda de prisões e escândalos com membros do partido, como o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Nomes como Geddel Vieira Lima e Rocha Loures também fazem parte do partido.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.