Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Polícia cumpre mandado na casa de ex-assessor de Firmino Filho

O pedido foi feito pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) que investiga denúncia de calúnia, injúria e difamação contra Carlos Eugênio Soares Basílio, assessor de Firmin

A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na manhã desta quinta-feira (13), em Teresina, mandado de busca e apreensão na casa do ex-assessor do prefeito Firmino Filho, Marciano Arraes, administrador do conhecido grupo de WhatsApp, “Xico Prime”, cujos participantes são jornalistas, políticos, magistrados e empresários piauienses.

O pedido foi feito pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) que investiga denúncia de calúnia, injúria e difamação praticadas contra Carlos Eugênio Soares Basílio, assessor de Firmino Filho e foi autorizado pelo juiz Luiz de Moura Correia, na terça-feira (11).

  • Foto: Davi Fernandes/GP1Prefeito Firmino Filho participou da solenidadePrefeito Firmino Filho

O pedido teve como objetivo o recolhimento de equipamentos eletrônicos e demais objetos relacionados à investigação, autorização de extração de dados, perícia e, por fim, que sejam aplicadas medidas cautelares de proibição de acesso ao aplicativo WhatsApp, manter contato com a vítima e de cometimento de ofensas.

Decisão

Na decisão, o magistrado destacou que o investigado utiliza-se de um grupo de mensagens no aplicativo para a prática de crimes contra a honra de Carlos Eugênio Soares Basílio e que a materialidade dos crimes se encontra substanciada nos prints colacionados pela autoridade policial onde o usuário do terminal (086) 99929-XXXX, atribuído a Marciano, divulga diversas mensagens fazendo menção à vítima.

“Há de se ressaltar que neste juízo de cognação sumária, os referidos posts não podem ser enquadrados como meras críticas ou algo parecido, tratam-se na verdade de ofensas morais, com claro intuito de achincalhamento da imagem da vítima, de forma direta e indireta”, enfatizou o juiz.

Por entender haver a necessidade de apreender celulares, notebooks, hds, câmeras e quaisquer instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso, descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu e colher qualquer elemento de convicção, o magistrado autorizou a busca e apreensão domiciliar.

Foi deferido ainda o pedido de quebra de sigilo de dados e imagens dos objetos apreendidos, devendo a autoridade policial realizar a extração e colher informações que possuam relação com o crime investigado.

Por fim, foi determinado que Marciano cumpra medidas cautelares consistentes na proibição de contato com a vítima por qualquer meio de comunicação e proibição de novas ofensas à honra da vítima por qualquer meio de comunicação, direta ou indiretamente.

O descumprimento de qualquer medida poderá ensejar na decretação da prisão preventiva de Marciano Arraes.

Amizade antiga

Marciano Arraes e Carlos Eugênio foram muito amigos anos atrás. Os dois estavam sempre juntos na época em que Marciano era assessor de Firmino, mas a relação de amizade acabou depois que Marciano foi exonerado. Carlos Eugênio é amigo de infância do prefeito da capital.

"Xico Prime"

Marciano Arraes é o criador de um dos grupos de WhatsApp mais conhecidos e influentes do Piauí, o “Xico Prime”. Ganhou grande notoriedade principalmente por tecer duras críticas a gestores públicos, inclusive ao prefeito Firmino Filho.

Com humor sarcástico, Marciano aborda diversos assuntos polêmicos no grupo e também dá “furos” jornalísticos, que se transformam em pautas no noticiário local. Não há autoridades piauienses que não conheçam o famoso grupo "Xico Prime".

Marciano Arraes pode ser considerado hoje, no Piauí, um dos maiores replicadores de informações no WhatsApp. Por essa razão, jornalistas, políticos e empresários fazem tanta questão de participar do grupo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.