Fechar
GP1

Política

Polícia Federal inicia investigação sobre ataques virtuais ao TSE

Grupo especializado na apuração de crimes cibernéticos vai atuar no caso; Barroso apontou ação de 'milícias digitais' e viu 'motivação política'.

A Polícia Federal já iniciou a investigação sobre os ataques virtuais feitos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma equipe especializada na apuração de crimes cibernéticos, especialmente de casos de pedofilia e tentativas de fraudes bancárias na internet, vai atuar no caso, segundo o Estadão apurou.

Na última segunda-feira (16), o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse ver “motivação política” nos ataques virtuais sofridos pela Justiça Eleitoral no domingo, dia de votação do primeiro turno das eleições municipais, e apontou ação de “milícias digitais”. A condução da crise no TSE, que também sofreu com atrasos na divulgação dos votos, tem provocado críticas à atuação de Barroso nos bastidores do tribunal.

“Milícias digitais entraram imediatamente em ação tentando desacreditar o sistema. Há suspeita de articulação de grupos extremistas que se empenham em desacreditar as instituições, clamam pela volta da ditadura e muitos deles são investigados pelo (Supremo Tribunal Federal) STF”, disse Barroso em entrevista no TSE, em Brasília.

Barroso apontar as ligações políticas dos grupos que embarcaram na campanha de desinformação a partir das primeiras notícias de ataques ao TSE. Mas relatório produzido pela ONG SaferNet, que colabora com o Ministério Público, mostrou que perfis bolsonaristas e ligados a movimentos de extrema-direita foram os que mais deram eco às informações falsas sobre a lisura do processo. Barroso disse que pediu para que sejam investigados “não apenas o ataque específico, mas a orquestração para desacreditar o sistema e as instituições”.

Segurança

De acordo com a apuração da SaferNet, às 9h25 do domingo foram divulgadas informações de servidores e ex-ministros do TSE obtidas em ataque ocorrido em 23 de outubro. Os dados, porém, eram referentes ao período entre 2001 e 2010, e não tinham qualquer relação com o processo eleitoral.

Mesmo assim, o fato foi usado nas redes para colocar em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. “A divulgação foi feita no dia da eleição para trazer impacto e para fazer parecer fragilidade do sistema eleitoral”, declarou Barroso. Um dos que deram vazão a esta narrativa foi o deputado federal bolsonarista Filipe Barros (PSL-PR), investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das fake news.

Além dos ataques virtuais, o TSE também enfrentou atrasos na divulgação dos votos, o que inflamou a militância digital bolsonarista. O episódio ampliou o desgaste interno do secretário de tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Janino – Janino é um dos criadores da urna eletrônica no Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Barroso diz que crimes por motivação política não são problema do TSE

TSE admite dificuldade técnica em divulgação de votos

Barroso diz que TSE se preparou para guerra contra fake news

Luís Roberto Barroso diz que TSE não foi alvo de ataque racker

Mendonça diz que PF investiga vazamento de dados de servidores do TSE

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.