Fechar
GP1

Polícia

Polícia Federal prende ex-prefeitos Nilmar Valente e Benjamim Filho

Os ex-gestores foram presos durante cumprimento de mandados de prisão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na sede da PF em Teresina.

Os ex-prefeitos de Canto do Buriti, Nilmar Valente de Figueiredo, e de Tamboril do Piauí, Benjamim Valente Filho, foram presos pela Polícia Federal, em Teresina, na manhã desta terça-feira (17), durante cumprimento de mandados de prisão expedidos pelo Desembargador Federal Ney Bello do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em razão de uma investigação que apurava desvio de recursos de verbas destinadas ao Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde entre os anos de 2005 a 2008.

De acordo com a Polícia Federal, os ex-gestores, que são irmãos, já possuíam conhecimento da ordem de prisão expedida pelo TRF1 e resolveram se apresentar de forma espontânea ao delegado Alexandre Chaves, na sede da Superintendência da Polícia Federal, na zona leste de Teresina. Ambos foram condenados à pena de 13 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado.

  • Foto: DivulgaçãoEx-prefeito Benjamin Valente e o Ex-prefeito Nilmar ValenteEx-prefeito Benjamin Valente e o Ex-prefeito Nilmar Valente

“Essa ordem de prisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. É uma condenação por crime responsabilidade, cometido quando Benjamim era prefeito em Tamboril. Hoje pela manhã, eles se apresentaram e foram presos”, disse o policial federal ao GP1.

O ex-prefeito Benjamim Valente Filho chegou a protocolar que a prisão em regime semiaberto fosse substituída por domiciliar, por conta dos cuidados que ele precisar ter com a filha deficiente, pedido esse que foi negado pela justiça.

Ainda de acordo com a PF, Benjamim Valente e Nilmar Valente permanecem reclusos uma cela da superintendência da Polícia Federal, em Teresina.

Entenda o caso

Benjamim Valente Filho, enquanto prefeito de Tamboril do Piauí, teria contratado seus irmãos Nilmar Valente e Valdimar da Silva Valente para atuar como médico e odontólogo, respectivamente, do Programa de Saúde da Família do município. Ocorre que no mesmo período, 2005 a 2008, os dois exerciam as funções de prefeito e secretário de saúde do município vizinho Canto do Buriti.

Segundo o Ministério Público Federal, não houve qualquer atendimento clínico e regular por parte dos denunciados. “O dinheiro federal repassado ao município de Tamboril do Piauí, não poderia, de forma alguma, ser empregado por Benjamin para contratar os supostos serviços médicos e odontólogos de seus irmãos, inclusive, com suposto atendimento em outro município”, explica a procuradora regional da República Raquel Branquinho.

Foram desviados mensalmente do Programa Saúde da Família pelo prefeito de Tamboril 35 pagamentos de R$ 6.300 reais, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, a Nilmar Valente de Figueiredo, prefeito de Canto do Buriti na época, e 24 pagamentos mensais, no valor de R$2.550, em benefício de Valdimar da Silva Valente, secretário de saúde do município de Canto do Buriti no mesmo período.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Juiz aceita ação de improbidade contra ex-prefeito Nilmar Valente

Ex-prefeito Nilmar Valente é condenado por acúmulo de cargos

Juiz Federal aceita denúncia contra ex-prefeito Nilmar Valente

Justiça suspende bloqueio de bens do ex-prefeito Nilmar Valente

Ex-prefeito Nilmar Valente pede suspensão de bloqueio de bens

Justiça bloqueia os bens do ex-prefeito Nilmar Valente

Promotor investiga ex-prefeito Nilmar Valente de Sá por improbidade

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.