Fechar
GP1

Política

Políticos da região de Picos com contas irregulares aparecem na lista do TCU

Dentre os picoenses que aparecem na lista está o nome do médico José Soares Filho, falecido em agosto do ano passado.

Ao menos cinco picoenses que exerceram cargos de gestão e tiveram as contas julgadas irregulares, aparecem na lista divulgada no último dia 26 de julho pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O documento já foi enviado do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, pois é a corte que vai decidir se essas pessoas estão inelegíveis.

Segundo a assessoria do TCU, a lista não necessariamente é integrada por pessoas que ocupavam funções públicas nos últimos oito anos, mas as contas pelas quais eram responsáveis foram julgadas irregulares nesse período. Os nomes que apareceram na relação estão com seus processos com trânsito em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso.

  • Foto: Walterson Rosa/FramePhoto/Estadão ConteúdoMinistro Luiz FuxMinistro Luiz Fux

Picoenses

Dentre os picoenses aparece na lista o nome do médico José Soares Filho, falecido no dia 4 de agosto ano passado. Além dele estão também à ex-secretária municipal de Saúde, Maria Margareth Reis Antão, o médico Fabiano Neiva Eulálio, Rosemary Reis Antão e Antônio José Cavalcante Oliveira.

Políticos com atuação em municípios da região de Picos também figuram na lista do TCU, dentre os quais os ex-prefeitos de Belém do Piauí, Antônio Gomes de Sousa, o Jurdan, e de São Julião, empresário Carlos Alberto Bezerra de Alencar, o Carlão.

Ainda aparecem na lista do TCU os ex-prefeitos de Vera Mendes, Francisco da Mata Santana; de Isaias Coelho, Francisco das Chagas Silva, o Dr. Chiquinho; de Bocaina, Francisco de Macedo Neto, o Macedão; de Alegrete do Piauí, Francisco Edilton de Alencar; de Aroeiras do Itaim, Gilmar Francisco de Deus e de Simões, João Batista de Carvalho e José Joaquim de Carvalho, o Valdecy.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Ex-prefeito de Bocaina, Macedão, aparece na listaEx-prefeito de Bocaina, Macedão, aparece na lista

Edilberto José da Luz, de São Julião; Tadeu Carvalho Rufino, de Ipiranga do Piauí; Juscimário Oliveira de Almeida, de Paulistana e Valdeir João da Silva, de Pio IX, também aparecem na lista do TCU entregue na última quinta-feira, 26, ao TSE.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Ex-prefeito Gilmar Francisco está na relação do TCUEx-prefeito Gilmar Francisco está na relação do TCU

Outro lado

A assessoria jurídica do empresário Carlos Alberto Bezerra de Alencar, mais conhecido como Carlão, entrou em contato com o GP1, informando que a inclusão do seu nome na lista não o torna inelegível e que ele não teve seus direitos políticos suspensos.

Destacou ainda que o nome de Carlão consta na lista devido ao julgamento de contas da sua última gestão e que teria ocorrido um equívoco contábil, “mas frise-se que no próprio acórdão do TCU foi reconhecida a aplicação do recurso no município em favor da população”.

Confira aqui a íntegra a decisão.

A assessoria também encaminhou uma transcrição da decisão que colocou o nome de Carlão na lista, onde consta que: “reafirmamos que não há indícios de desvio de recursos ou locupletamento por parte dos ex-gestores. O relato da CGU/PI, com base em auditoria dos documentos contábeis, vistoria in loco nos almoxarifados da Prefeitura e entrevistas com usuários do programa (v. descrição de fl. 12) indicou que os recursos foram efetivamente aplicados em favor da população, contudo, em objeto distinto para o qual se destinava. Assim, entendemos perfeitamente plausível o afastamento do débito...”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.