Fechar
GP1

Política

Políticos piauienses lamentam morte de Fernando Monteiro

Fernando Monteiro estava internado há três meses no Hospital Sírio-Libanês aguardando condições para realizar um transplante de fígado.

Diversos políticos piauienses utilizaram as redes sociais para lamentar a morte do deputado Fernando Monteiro, confirmada na manhã desta quinta (26). Fernando Monteiro estava internado há três meses no Hospital Sírio-Libanês aguardando condições para realizar um transplante de fígado.

Emocionado, o governador Wellington Dias (PT) disse que apesar da situação grave, aguardava uma boa notícia sobre o deputado. O petista relembrou ainda que há algumas semanas o Governo do Estado atendeu a um pedido de autoria de Fernando Monteiro e entregou a Carteira Estadual dos Autistas.

A post shared by Wellington Dias (@wellingtondiasoficial) on

“Assim era ele como deputado e ser humano: presente, lutador das causas que defendia, sensível e atuante. Que Deus te receba com bondade, meu amigo. Que o seu legado seja conforto para a dor de sua família neste momento tão difícil”, escreveu o governador.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que visitou o deputado em São Paulo, falou sobre sua luta contra o câncer e sobre sua dedicação à frente de seus nove mandatos como deputado estadual.

“Fernando Monteiro lutou bravamente, como os fortes fazem. Fui testemunha disso quando o visitei no Hospital Sírio Libanês. Seus nove mandatos como deputado provam sua dedicação e paixão ao Piauí e à Teresina. Impossível falar do nosso carnaval sem lembrar de Fernando Monteiro. Com ele, pude dividir várias vezes não só o mesmo palanque, mas também a missão da docência, no Departamento de Economia da UFPI. Daqui, nosso pesar e solidariedade à família e amigos, em especial ao seu filho, Marcos Monteiro, que integra a nossa equipe”, escreveu.

Ao saber da morte do amigo, o senador Ciro Nogueira disse que estava “triste e incompleto” e relembrou que em 25 anos de vida pública sempre esteve com Fernando Monteiro. “A morte do Fernando Monteiro me deixa mais triste e incompleto. Fernando era um sinônimo de alegria, de trabalho, dedicação. Era uma das figuras mais trabalhadoras, queridas e atuantes com quem tive a sorte de trabalhar”, destacou.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, também lamentou a morte do deputado. “Fernando Monteiro, um amigo que rogamos a Deus esteja gozando da misericórdia celestial. Enquanto Deputado realizava um bom diálogo com os interesses da UESPI. Na minha Monsenhor Gil ajudou muito no apoio político municipal por anos. Meu abraço fraterno ao amigo e Vereador Marcos Monteiro, Carlos Filho, Familiares e Amigos”, publicou.

A deputada federal Rejane Dias disse que Fernando Monteiro “era uma das melhores companhias de viagem” tendo em vista “suas tantas histórias divertidas”. “Sempre propositivo e solidário, tinhamos uma bandeira de luta em comum: a pessoa com espectro autista. Não à toa, e com louvor, assim como consegui no Congresso Nacional, ele também foi o autor do projeto, que virou lei semanas atrás, da "Carteirinha Estadual dos Autistas”, publicou.

O senador Marcelo Castro frisou o trabalho de Monteiro no Carnaval do Piauí. “Monteiro deixa um legado de grandes serviços prestados ao Piauí em seus nove mandatos consecutivos como deputado estadual, além de professor da Escola Técnica Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí, secretário estadual de Defesa Civil e grande incentivador do Carnaval de Teresina. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e ao povo do Piauí por esta perda”, escreveu.

O deputado estadual Franzé Silva (PT), colega de Assembleia de Monteiro o avaliou como determinado para defender obras para municípios do estado. “Conheci o Fernando quando ainda estava na equipe técnica do governador Wellington Dias, onde, diversas vezes, tive a oportunidade de ver uma pessoa muito determinada, no sentido de defender as obras para os municípios, para as bases eleitorais que ele tinha representatividade”, disse.

Franzé disse ainda que o falecimento do deputado é uma perda muito grande para todo o estado. “É uma perda muito grande para a política do Piauí. A gente só tem a lamentar e ser solidários aos amigos de longas datas do Fernando Monteiro, especialmente, pela sua família. Era uma tradição dele tratar e cumprimentar as pessoas próximas como parentes e isso era uma coisa muito peculiar a ele. E isso mostra a forma com ele se relacionava. Os amigos para ele eram parentes, eram pessoas que ele estava sempre ali convivendo e respeitando. É uma perda para a família, para os amigos, mas também é uma perda muito grande para a política do Piauí”, finalizou.

O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes frisou a alegria e as histórias contadas por Monteiro aos amigos e colegas na Alepi. O tucano disse ainda que Monteiro foi também inspiração para muitos por sua atuação no legislativo estadual.

“Sempre foi muito alegre a convivência com o deputado Fernando Monteiro. Seus "causos" e histórias sempre foram motivos de descontração entre amigos. Foi também inspiração para muitos pela sua forma combativa e atuante na Assembleia Legislativa do Piauí. Deixará muitas lembranças boas e saudades. Junto-me aos familiares e amigos nesse momento difícil. Mas ficam as memórias felizes desse grande homem e político. Que Deus conforte o coração de todos aqueles que o amam e admiram!”, escreveu Luciano Nunes.

O vereador Edson Melo também lamentou a morte do deputado com uma lembrança de um show em que se encontraram em junho deste ano. “Lamentamos o falecimento do Deputado Fernando Monteiro! Foi um cidadão de bem e comprometido com seus eleitores, tanto é que teve um mandato de Vereador de Teresina e 8 mandados de Deputado Estadual! Amigo, papo agradável e muita experiência de vida! A última vez que conversamos foi no Teresina Hall, show do cantor José Augusto no dia dos namorados (12/06/2019)! Registramos com saudades o momento, juntamente com o Deputado Dr. Hélio! Abração amigo Marcos Monteiro”, disse.

O deputado federal Flávio Nogueira se limitou a dizer que o falecimento de Monteiro é uma “perda irreparável para o Piauí”. “Lamento profundamente a morte do amigo, deputado estadual, Fernando Monteiro. Uma perda irreparável para o Piauí”, escreveu.

Evaldo Gomes também usou as redes sociais para lamentar o falecimento do deputado. “Na atividade Parlamentar foi um lutador, dava total assistência as suas bases políticas e desempenhou com muita dedicação todos os cargos que teve a oportunidade de exercer dentro do poder executivo. Meus pêsames aos familiares de Fernando, que Deus possa confortar a todos neste momento de tristeza e saudades”, lamentou.

Fábio Novo também prestou sua homenagem. “Fernando era um parlamentar zeloso com as comunidades que representava. Era insistente na busca de melhorias para os seus representados. Era alegre, simples e amante do carnaval. Era positivo! Depois da palavra empenhada não desmanchava os compromissos assumidos. De fato é um dia triste para o parlamento estadual e para o Piauí”, escreveu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho lamenta morte do deputado Fernando Monteiro

Deputado estadual Fernando Monteiro morre aos 68 anos em São Paulo

Ciro Nogueira: "a morte do Fernando me deixa mais triste e incompleto"

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.