Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Políticos piauienses lamentam morte de Myriam Portella

Autoridades piauienses utilizaram as redes sociais nesta terça-feira (07) para lamentar a morte da mãe da deputada federal Iracema Portella, Myriam Portella, que faleceu nesta tarde aos 87 an

Autoridades piauienses utilizaram as redes sociais nesta terça-feira (07) para lamentar a morte da mãe da deputada federal Iracema Portella, Myriam Portella, que faleceu nesta tarde aos 87 anos, vítima de pneumonia. Um dos primeiros a se manifestar foi o senador Ciro Nogueira, que foi casado por muitos anos com Iracema Portella.

Ciro Nogueira ressaltou a carreira política notável de Myriam Portella. “O Piauí hoje se despede de uma das suas mais importantes pessoas públicas, Myriam Nogueira Portella, cujo trabalho a manterá viva sempre. Uma grande mulher e uma notável pessoa pública, Myriam Portella foi deputada constituinte e sua participação na elaboração da Constituição de 1988 contribuiu para direitos sociais e avanço em políticas públicas fundamentais”, destacou Ciro em seu perfil no Instagram.

A post shared by Ciro Nogueira (@cironogueira) on

Elmano Férrer também se pronunciou, destacando a importância de Myriam Portella para o cenário político piauiense. “É com profundo pesar que lamento o falecimento da ex-deputada federal, Myriam Nogueira Portela Nunes. Sendo a primeira mulher com o título de deputada pelo Piauí, ela desempenhou um papel importante para o cenário político piauiense ao longo da sua trajetória. Seu exemplo deve inspirar a todos nós e ser eternizado em nossas memórias”, disse o senador.

O deputado estadual Júlio Arcoverde também lamentou o falecimento de Myriam Portella, que era sua madrinha de batismo. “Carismática, querida, comprometida com o avanço e o desenvolvimento, Myriam sempre foi engajada, atuante e bastante admirada por todos, motivo de orgulho para sua família e também para mim que sou seu afilhado de batismo e tenho muito carinho e admiração pela grande mulher que sempre foi”, declarou.

Lucy Soares, deputada estadual, afirmou que Myriam Portella foi um símbolo que inspirou e incentivou mulheres a ingressarem na política. “Mulher aguerrida e destemida, dona Myriam foi um símbolo que inspirou muitas mulheres a atuarem na política, sendo a primeira deputada federal eleita no Piauí. Fez muito por nossa gente e será lembrada pelos seus ensinamentos e sua luta”, colocou.

Biografia

Myriam Nogueira Portella Nunes era advogada formada pela Universidade Federal do Piauí em 1978 e funcionária do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Já foi presidente da Federação das Bandeirantes do Brasil, foi primeira-dama do Piauí durante o governo de Lucídio Portela, quando presidiu a Comissão de Assistência Comunitária (CAC), foi precursora do Serviço Social do Estado (SERSE) e da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Em 1986, Myriam Portella foi eleita deputada federal. Em 1989 se filiou ao PSDB e foi eleita suplente de deputado federal em 1990. Foi nomeada secretária da Criança e do Adolescente de Teresina na terceira administração de Wall Ferraz em 1993, permanecendo no cargo por oito anos. Presidiu também o PSDB Mulher do Piauí.

NOTÍCIA RELACIONADA

Ex-deputada federal Myriam Portella morre aos 87 anos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.