Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Postos abrem para vacinação contra raiva neste sábado

A segunda etapa da vacinação, que ocorrerá nas zonas sudeste e sul, ocorre no próximo sábado, dia 10 de novembro. 

Postos de vacinação na zona leste e zona norte de Teresina já estão abertos neste sábado (03), para imunizar cães e gatos contra a raiva. Ao todo, 133 postos seguem abertos até às 17h. A segunda etapa da vacinação, que ocorrerá nas zonas sudeste e sul, ocorre no próximo sábado, dia 10 de novembro.

A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser transmitida por humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Veja aqui a lista dos locais de vacinação

A única forma de prevenção da raiva é por meio da imunização. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles”, alerta Oriana Bezerra.

A gerente de Zoonoses dá algumas orientações para as pessoas que vão levar seus bichinhos de estimação para a vacina. “Pedimos que os animais sejam levados por pessoas com capacidade de contenção, especialmente se forem de médio de grande porte. Porque percebemos que muitas crianças e idosos levam os animais e eles não têm força física para segurar na hora da vacina”, esclarece ela.

Outra orientação é para que seja dada preferência aos horários em que o sol não esteja muito quente, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”, explica Oriana Bezerra.

Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2017 foi imunizado um total de 122.446 animais. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.